Amazon Web Services obtém certificação do Gabinete Nacional de Segurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias Produtos

A Amazon Web Services (AWS) acaba de anunciar que as Regiões e localizações AWS Edge na Europa são agora certificados pelo GNS (Gabinete Nacional de Segurança) a nível Nacional Reservado.
“Esta certificação demonstra um empenho contínuo em estar à altura das expectativas crescentes dos fornecedores de serviços na cloud para processar, transmitir, e armazenar dados classificados”, refere a empresa.
A certificação do GNS baseia-se nas estruturas NIST SP800-53 R4 e CSA CCM v4, com o objectivo de proteger o processamento e transmissão de informação classificada.
A AWS foi avaliada pela Adyta Lda, um auditor independente e pela GNS Portugal. O certificado, que atesta a conformidade da AWS, está disponível na página de Certificações GNS e através do AWS Artifact. O AWS Artifact é um portal de self-service para acesso a relatórios de compliance AWS.
De acordo com o documento estão abrangidos por esta certificação 26 serviços oferecidos na Europa.
No certificado é referido que a “AWS está em conformidade com os requisitos de segurança portuguesa definidos para os serviços cloud que processam informação classificada até ao nível “Nacional Reservado”. Este certificado atesta que os serviços são elegíveis para o processamento e transmissão de informações classificadas até ao nível “Restrito” por um período de 18 meses, até ao dia 19 de Abril de 2024.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..