i.Pro divulga tendências na segurança física para 2023

Notícias

A i.Pro, empresa de segurança profissional para segmentos de vigilância e segurança pública, destaca a adopção da analítica baseada na Inteligência Artificial, a evolução da plataforma aberta, cibersegurança e zero trust, protecção alargada da privacidade e os desafios contínuos da cadeia de abastecimento como as principais tendências que vão marcar o mercado da segurança física em 2023.

A análise baseada em IA torna-se padrão na vanguarda

2023 verá uma adopção significativa da analítica baseada em IA em câmaras e sistemas de gestão de vídeo (VMS), uma vez que mais fabricantes fornecem esta funcionalidade dentro das suas linhas de câmaras padrão.

Existem demasiados fluxos de informação recolhidos pelas câmaras para que os humanos possam monitorizar eficazmente, pelo que a análise baseada em IA será um catalisador que permitirá aos departamentos de segurança fazer mais com menos.

Esta evolução conduzirá a uma mudança significativa na postura da segurança física, permitindo às organizações tornarem-se mais proactivas em resposta a eventos em tempo real, em vez de reagirem a eventos passados.

Em 2023, o foco passará da captura de vídeo para a recolha de dados. O desafio estará na eficácia com que as organizações serão capazes de utilizar estes dados não só para a segurança, mas também para operações interdepartamentais para aumentar a eficiência e as receitas.

Novas formas de aproveitar a potência distribuída da IOT através de tecnologias de contentorização continuarão a ganhar força. A tecnologia de contentores, como Docker e Kubernetes, e o conceito de recursos partilhados através de múltiplos dispositivos irá aumentar a velocidade de processamento, melhorar a integração de plug-in analítico, e aumentar a velocidade das actualizações de firmware e a implementação de novas análises.

As plataformas abertas de IA proporcionam a máxima flexibilidade

Como as tecnologias baseadas na IA continuam a avançar, a indústria continuará a ver ferramentas especializadas a serem criadas por criadores especializados com foco na resolução de desafios únicos.

As plataformas abertas proporcionam aos melhores desenvolvedores o acesso a grandes mercados. Tal como a economia baseada em aplicações de sucesso actual para computadores e smartphones, este modelo comprovado continuará a tomar forma. “O futuro da indústria será liderado por aqueles que abraçam a estratégia aberta como uma prática empresarial”.

A protecção da privacidade continua a ser uma questão chave

A preocupação com a privacidade pessoal continua a crescer em todo o mundo, com diferentes graus de conformidade exigidos pela indústria. Como exemplo em 2023, os Estados Unidos podem seguir o exemplo europeu e promulgar uma lei de privacidade de dados do tipo GDPR a nível federal. De acordo com as Nações Unidas, mais de 70% dos países em todo o mundo promulgaram legislação sobre protecção de dados e privacidade.

À medida que os governos tentam apaziguar os pedidos dos cidadãos por mais direitos sobre os seus dados, estas leis continuam a evoluir. Ter a capacidade de ocultar rostos, mantendo simultaneamente um fluxo secundário de dados protegidos para fins probatórios, será uma característica procurada num futuro próximo.

Como sempre, a “indústria deve concentrar-se em facilitar aos nossos clientes e utilizadores finais o cumprimento de quaisquer novas leis, bem como da GDPR. Os fabricantes prudentes já estão a agir no sentido de integrar a privacidade dos dados nos seus processos como uma melhor prática”.

Consciência da cibersegurança e confiança zero

Embora os profissionais de segurança estejam altamente conscientes dos riscos geopolíticos colocados por fabricantes estatais não confiáveis, “a pressão contínua para proteger as redes por parte de profissionais de TI e vendedores de redes criará ainda mais consciência de cibersegurança em 2023”.

“Prevemos a adopção contínua de práticas de confiança zero que validem todas as transacções entre dispositivos e pessoas. A cibersegurança como pilar da responsabilidade empresarial tornar-se-á uma tendência emergente à medida que as empresas procuram salvaguardar a continuidade do negócio para os seus clientes”, diz a empresa.

As questões da cadeia de abastecimento persistem

Enquanto as questões da cadeia de abastecimento de tecnologia persistirão em 2023, as lições duramente aprendidas estão a conduzir os mandatos para evitar que os tipos de colapso a que assistimos voltem a ocorrer da mesma forma. No entanto, a maioria das soluções propostas está no início da implementação e poderá não entrar ao serviço nos próximos 12 meses.

Os fabricantes e integradores” terão de orquestrar e gerir cuidadosamente as expectativas no canal. Procure fabricantes com cadeias de abastecimento de confiança e um nível de transparência sobre a disponibilidade de produtos e prazos de entrega para a melhor oportunidade de cumprir contratos”.

“2023 promete ser um ano de impacto e de transição para os profissionais de segurança à medida que as empresas procuram estabilidade e ao mesmo tempo têm menos recursos para trabalhar”, disse Norio Hitsuishi, Chefe Global de Gestão de Produtos, i-PRO Co., Ltd.

“A indústria da segurança física tem o potencial de se intensificar e ajudar as empresas a fazer mais com menos, fornecendo uma riqueza de dados e conhecimentos não só para ajudar a proteger as pessoas e os bens, mas também para ajudar os resultados finais”.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.