Indra fornece Força Aérea do Brasil

Notícias

A Indra, uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria, concluiu o projecto de modernização de dois radares secundários transportáveis IRS 20-MP/S da Força Aérea Brasileira fornecidos também pela Indra.

Estes ajudam a controlar movimentos no espaço aéreo do país e têm capacidade para substituir os radares de vigilância aérea, em caso de longas interrupções no seu funcionamento, e manter elevada a disponibilidade geral do serviço de vigilância para a Circulação Aérea Geral.

O objectivo desta modernização passa por equipar os sistemas radar com as mais avançadas funcionalidades digitais, que elevam a precisão e a qualidade dos dados obtidos e ampliam a sua cobertura.

Para isso, optou-se pela implementação de um sistema de recepção e tratamento de sinais ADS-B (Automatic Dependent Surveillance – Broadcast) ou Sistema de Vigilância Aérea Automático Dependente por Radiodifusão, que detectará aeronaves de forma concomitante com o sistema dos radares, melhorando assim a qualidade dos sinais recebidos e aumentando a probabilidade de detecção de aeronaves, além da vantagem de reduzir os custos de manutenção.

Fabricados pela Indra e entregues à Comissão de Implementação do Sistema de Controlo do Espaço Aéreo (CISCEA) em 2011, os radares transportáveis IRS-20MP/S têm um raio de alcance de 256 NM (aproximadamente 500 km) e são capazes de operar em Modo S, padrão de máxima precisão para a identificação de aeronaves e podem actuar nas fases de aproximação das aeronaves ou durante o voo em rota.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.