OBO Bettermann realiza seminário com foco na protecção contra raios

Notícias

A OBO Bettermann Portugal vai realizar um Seminário de Segurança Contra Incêndios em Edifícios, com formação específica sobre Protecção Contra Raios.

De formato presencial terá lugar nas instalações da sede da OBO Bettermann Portugal (em Rio do Mouro), no dia 28 de Fevereiro (terça-feira) com início pelas 9h30 e com duração de 3 horas.

Este seminário tem como objectivo dar a conhecer aos Técnicos de Projecto e Fiscalização, as actualizações de métodos e regras para a instalação e manutenção de para-raios, com destaque para a Avaliação de Risco, da responsabilidade do dono de obra e do projectista.

A OBO Bettermann, através desta iniciativa, irá dotar os participantes de conhecimentos, nomeadamente sobre o incremento do espaço ocupado por equipamentos eléctricos nas coberturas de edifícios que conduzem à diminuição das distâncias de segurança com a instalação do para-raios, criando as condições necessárias para que, com o para-raios instalado, a protecção contra raios fique assegurada.

O cálculo das distâncias de segurança e os métodos inovadores de protecção isolada contra raios são ainda temáticas a abordar.

Os destinatários desta formação são os Projetistas, Fiscalização, Construtores e o Cliente Final.

Legislação em curso

Desde Abril de 2022 que as actividades de comercialização, instalação e manutenção de para-raios possuem disposições regulamentares revistas e actualizadas no seguimento do Despacho nº 11832/2021, de 30 de Novembro de 2021, referente à formação dos Técnicos Responsáveis pela Comercialização, Instalação e/ou Manutenção de equipamentos e produtos de segurança contra incêndio em edifícios. A nova regulamentação além, de exigir a inscrição na Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil (ANEPC) dos responsáveis das empresas que actuam nas referidas actividades, define que para acreditação dos Técnicos Responsáveis, além da Formação Geral, estes terão ainda de concluir formação específica sobre para-raios.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.