Funchal inaugura Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma

Estado Notícias

O Centro Integrado de Gestão Municipal Autónoma (CIGMA) foi recentemente inaugurado no Funchal, Madeira, num investimento de 1,3 milhões de euros.

Este é um centro inteligente de operações do município do Funchal onde passa a estar centralizada toda a informação recepcionada, através das diversas plataformas e canais municipais, como o Funchal Alerta, serviços online, monitorização das redes de água e saneamento básico, gestão de tráfego urbano ou indicadores de ruído e qualidade do ar.

Segundo a informação divulgada por aquele município, este trata-se de um edifício inteligente, de informação, recolha e tratamento de dados em articulação com diferentes serviços e entidades, permite operacionalizar de forma mais eficiente e rápida, tudo o que se passa na cidade.

O CIGMA acolhe o Serviço de Protecção Civil Municipal com melhores condições e equipamentos modernos permitindo a execução das tarefas diárias, no âmbito da prevenção e avaliação de riscos, vulnerabilidades e informação pública.

Um serviço que está preparado para acolher até 50 postos de trabalho temporário que poderão ser disponibilizados a serviços internos ou entidades externas, em situações de excepção, iminência ou ocorrência de um acidente grave ou catástrofe.

Este edifício conta com uma sala de controlo, data center, sala de conferências e sala de crises.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..