Há uma ferramenta gratuita para diagnóstico da cibersegurança em PMEs

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Agência da União Europeia para a Segurança Cibernética (ENISA) lançou uma ferramenta para ajudar as Pequenas e Médias Empresas (PME) a avaliar o nível da sua maturidade em termos de cibersegurança.
Sendo um dos principais motores da inovação e do crescimento na UE e como actores-chave da nossa economia, as PMEs estão constantemente a enfrentar desafios de cibersegurança. É por isso que é essencial apoiá-las na resposta a estes desafios e na identificação de melhorias.

A ferramenta de avaliação da maturidade da cibersegurança concebida pela ENISA apoia as pequenas e médias empresas que procuram compreender o seu actual nível de maturidade em matéria de cibersegurança.

Graças a esta ferramenta, serão capazes de definir os riscos que enfrentam. Também lhes será dado um plano de remediação para os mitigar e melhorar a sua maturidade.

A ferramenta inclui as seguintes características:

Avaliação da cibersegurança: Com base em várias questões, esta ferramenta online avalia se a sua organização está num nível de maturidade avançado ou especializado adaptado à dimensão do seu negócio, orçamento disponível, sector de actividade, identificação genérica de activos, etc., a fim de a comparar com outras empresas semelhantes;
Cibersegurança de topo e um plano de acção personalizado: a ferramenta também fornece um plano de acção para ajudar as organizações a beneficiarem de acções de acompanhamento feitas à medida e a aumentarem o seu nível de cibersegurança com base em recomendações adaptadas às melhores práticas actuais de ciber-segurança.

Configurada em torno de 3 áreas-chave, a ferramenta permite a avaliação de:

Pessoas: para avaliar se o pessoal ou os funcionários estão preparados para enfrentar ameaças cibernéticas;
Tecnologia: para compreender a tecnologia utilizada e como seleccionar e implementar as melhores práticas de ciber-segurança;
Processos: para assegurar que a organização tem os processos certos para lidar com os riscos da cibersegurança.

Aceda aqui à ferramenta da ENISA (em inglês)

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.