Cybersecurity Challenge PT 2023 arrancou a 15 de Abril

Cibersegurança e InfoSec Notícias

As actividades do Cybersecurity Challenge PT 2023, que visa a identificação, capacitação e atracção de jovens talentos nacionais para as áreas da cibersegurança e segurança da informação, arrancaram a 15 de Abril.
O CSCPT é uma iniciativa que junta o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade do Porto (UPorto) e a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI).

Esta iniciativa enquadra-se num programa de formação e treino mais abrangente que visa capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e de segurança da informação, visando atrair desde cedo estudantes do ensino secundário e ensino superior para estas áreas.

Este evento tem como objectivo seleccionar uma equipa de 10 estudantes (TEAM Portugal), que irão representar as cores do país na 8º edição do European Cyber Security Challenge (ECSC), que este ano é organizado pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), com o apoio da ENISA e da Comissão Europeia. O ECSC irá decorrer em Hamar, Noruega, já no próximo mês de outubro.

A iniciativa CSCPT lança uma competição de cibersegurança Capture The Flag (CTF), aberta a todos os estudantes matriculados de nacionalidade portuguesa num estabelecimento de ensino (ensino secundário e 1º, 2º ou 3º ciclos universitários) e com idades compreendidas entre os 16 e os 25 anos, que sejam elegíveis para representar Portugal.

Este CTF de selecção realizar-se-á, presencialmente, ao mesmo tempo em Lisboa e Porto, no dia 3 de Junho de 2023. A TEAM Portugal será anunciada na sessão de encerramento da conferência C-DAYS 2023 a 16 de Junho de 2023, que se realizará este ano na cidade do Porto.

Até à prova de selecção final serão ainda efectuadas duas actividades de preparação e treino a 15 de Abril e 13 de Maio de 2023.

Qualquer estudante interessado em participar poderá efectuar a sua inscrição no site da iniciativa em https://cybersecuritychallenge.pt.