ESI Robotics desenvolve patente internacional de embalamento de rolhas para o Grupo Amorim

Notícias

A ESI Robotics, empresa portuguesa de soluções de robótica e automação industrial, desenvolveu um sistema robotizado para a Amorim, grupo de transformação de cortiça, que reduz o volume de transporte em 30% através da organização das rolhas de cortiça. Esta diminuição resulta, por isso, na redução de custos com a logística, produto final e pegada ecológica.

O robô industrial de embalamento foi desenvolvido pela ESI Robotics especificamente para o Grupo Amorim, e contribui para o carregamento de mais 30% das rolhas de cortiça. Esta solução, patenteada a nível internacional e 100% portuguesa, organiza as rolhas com o intuito de diminuir as emissões de CO2, custos de logística e produto final.

Além deste, a ESI Robotics está a desenvolver mais duas linhas de produção para o embalamento de rolhas do Grupo Amorim. O projecto integra a tecnologia base anteriormente desenvolvida e patenteada, integrando tecnologia IIoT (Industrial Internet of Things), que permite retirar dados de produção em tempo real e que possibilita a gestão eficiente da produção, previsão e controlo da necessidade de manutenção industrial.

“Este projecto surgiu da necessidade de aumentar a produtividade e a eficiência do Grupo Amorim, que produz diariamente milhares de rolhas. Quisemos desenvolver um produto totalmente adaptado às necessidades da Amorim, e que ao mesmo tempo que contribuísse para a redução da sua pegada ecológica e custos”, refere Gil Sousa, Director Comercial da ESI Robotics.

“O método utilizado anteriormente para embalar e transportar as nossas rolhas, em sacos de ráfia empilhados em paletes, não era o mais eficiente. A logística de transporte era fortemente penalizada tendo em consideração a quantidade transportada vs peso e volume do produto, com impacto sobre o valor competitivo do produto. Assim, optar pelo desenvolvimento de um sistema automatizado para este processo tornou-se muito vantajoso, e fazê-lo com a ESI Robotics, uma empresa tecnológica 100% portuguesa, fez-nos todo o sentido”, refere Luís Machado, Engenheiro no Departamento de Engenharia Industrial e Tecnologia do Grupo Amorim.

O sistema automatizado e sustentável é constituído por uma célula completamente autónoma, um sistema de paletização com robô articulado incorporado, uma palete optimizada para o contentor e caixas com revestimento alimentar.