Lavandarias Norberto Rodrigues apostam em sistema de segurança da Ajax

Notícias Segurança Electrónica

A Norberto Rodrigues, LDA é uma rede de lavandarias públicas com serviço de self-service sediada em Portugal. O modelo de negócios teve origem nos Estados Unidos e surgiu em Portugal por volta do ano de 2008, emergindo rapidamente e tornando-se num grande nicho de mercado.

Cada instalação possui um sistema de self-service onde o cliente obtém serviços, sem comunicar com qualquer funcionário. O cliente paga pela máquina de lavar ou secar, utilizando uma máquina de moedas.

A rede de lavandaria procurou proteger o equipamento da lavandaria contra intrusões e incêndio e automatizar o processo de abertura e fecho.
A rede de serviço de lavandaria é composta por 12 lavandarias. A maioria delas encontra-se em Lisboa, mas uma das lavandarias situa-se em Queluz, zona que implica mais riscos de intrusão, como afirma o proprietário. A prioridade era a de proteger o dispendioso equipamento na lavandaria, bem como as roupas dos clientes armazenadas no interior das instalações.

Adicionalmente, o proprietário solicitou uma solução para a automatização de portas. Todas as lavandarias necessitam que as portas abram e fechem, de acordo com o horário programado.

Para além disso, o proprietário necessitava de integrar detectores de incêndio com fios de terceiros e câmaras de vídeo num sistema Ajax. Esta medida oferece a capacidade de controlar todos os sistemas de segurança das diferentes instalações numa única aplicação.

A empresa instalou detecção de intrusão combinada com cenários de automatização para versatilidade acrescida de que necessitava.

A Quadrocaf instalou dispositivos Ajax em cada uma das lavandarias. O primeiro passo foi instalar o Hub — a parte essencial do sistema de segurança Ajax. Os hubs controlam as comunicações do sistema e os dispositivos conectados. Se algum detector for accionado, o hub dispara o alarme em menos de um segundo e notifica o proprietário e a empresa de segurança.

O segundo passo foi instalar o DoorProtect. O dispositivo detecta a abertura de portas e janelas. É composto por duas partes: um detector e um íman. O detector pode ser montado em qualquer tipo de porta. Além disso, o MotionProtect foi também montado nas instalações. Este detector notifica o proprietário e a Empresa de Segurança se houver algum movimento detectado. O dispositivo sem fios cobre todas as áreas protegidas, para que não exista forma de passar por elas sem ser visto.

Para além disso, todas as instalações dispõem da HomeSiren. Uma sirene sem fios no interior notifica um alarme com um som bem alto, se houver um detector que seja accionado. O seu volume é suficiente para afugentar os intrusos e atrair a atenção das pessoas no exterior da instalação. Os dispositivos Ajax satisfazem na perfeição os requisitos da lavandaria porque conseguem aguentar até 75% de humidade. É importante para a lavandaria onde há normalmente um elevado nível de humidade.

O parceiro utiliza iluminação como protecção adicional contra roubo. Com o relé WallSwitch e um cenário de automatização, o sistema liga as luzes caso algum detector seja accionado.

Para se tornar mais prático para os funcionários, o parceiro instalou um KeyPad tátil sem fios. O dispositivo ajuda a controlar o acesso às instalações técnicas. Cada funcionário possui um código de teclado pessoal para aceder às instalações.

Portas automatizadas
Havia um antigo sistema de automatização para as portas e persianas. O proprietário não era capaz de controlar o sistema remotamente. Por vezes, as portas fechavam automaticamente quando os clientes ainda se encontravam no interior da lavandaria. Ocorreram alguns casos em que os clientes tiveram de partir as portas para sair das instalações.

Por conseguinte, o instalador ligou o relé WallSwitch de modo a controlar as persianas. Quando o sistema é armado, as persianas são fechadas. Quando o sistema é desarmado, as persianas são abertas.

“O novo sistema é mais confortável para o proprietário. Este não necessita de se deslocar a cada um dos sítios para abrir e fechar as lavandarias. O que era um grande problema, porque todas as instalações têm de abrir simultaneamente” diz Diogo Carloto, Director de Tecnologia na Quadrocaf, LDA.

No fim do dia, quando a lavandaria tem de ser fechada, o gerente verifica as câmaras de segurança e aguarda até que o último cliente saia. Em seguida, armam o sistema, o que acciona os cenários de automatização: as portas e persianas são fechadas e as luzes apagadas.

Sistema de incêndio com fios e integração CCTV
O instalador ligou o detector DoorProtect da Ajax ao painel de alarme de incêndio convencional DMTech através de dois contactos NC. Tal deve-se ao facto de haver apenas um detector de incêndios com fios previsto no projecto.

O sistema detecta incêndios e ajuda a determinar se alguém se encontra a fumar no interior da lavandaria. Importa referir que o proprietário também solicitou a integração de câmaras CCTV de terceiros no sistema Ajax. Com esta integração, o gerente da lavandaria observa o que está a acontecer no interior da instalação através da app.

O proprietário da lavandaria utiliza a app Ajax para controlar remotamente todo o sistema: armar e desarmar o sistema, verificar o estado actual dos dispositivos ou monitorizar as instalações. Com o sistema Ajax, o utilizador da app pode personalizar diferentes cenários no smartphone. Adicionalmente, a app notificará se qualquer um dos dispositivos ficar sem alimentação.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.