E-coordina lança ferramenta para gestão integrada de segurança e saúde no trabalho

Conteúdo Premium Notícias Produtos

A e-coordina lançou recentemente no mercado português o GeISS, uma ferramenta informática para Gestão Integrada de Segurança e Saúde no Trabalho.

O GeISS destina-se a todas as empresas, com foco especial na indústria, construção civil e obras públicas. João Gonçalves, consultor da e-coordina, avançou à Security Magazine, à margem da conferência Proteger, que “o GeISS tem dois módulos – segurança no trabalho e saúde no trabalho” e, no fundo, permite gerir o departamento de segurança de forma interactiva, adaptando-se às diferentes realidades das empresas.

Ao nível da segurança no trabalho tem como funcionalidades, por exemplo, a avaliação de riscos, avaliação ergonómica e psicossocial. Disponibiliza um portal do colaborador, permite a gestão de EPI, disponibiliza informação sobre formação, prevenção de acidentes, possibilita a planificação de acções preventivas, registo de medições e avaliações sanitárias (iluminância, ruído, poeiras, entre outros), retirada de relatórios e estatísticas de toda a informação inserida, bem como gestão de planos de emergência e medidas de auto-protecção, realização de auditorias e visitas de segurança e, com o uso do telemóvel, a circulação pelos diversos postos de trabalho e realização de registos.

Já no módulo de saúde, a João Gonçalves destaca a importância da protecção de dados. Este módulo permite fazer a integração com outros utilizadores, nomeadamente com empresas de medicina externa; permite dar permissões de acesso a determinados campos e a criação de um historial clínico; assim como disponibilizar um portal do trabalhador com toda a informação sobre o seu posto de trabalho e empresa.

Ana Barreira, directora da e-coordina Portugal

Esta ferramenta possibilita, de forma interactiva, aceder à planta da empresa e navegar pela mesma, identificando todos os postos de trabalho e os riscos associados a esse posto ou a determinada zona. Além disso, cruza-se com todos os sistemas de medidas de auto-protecção, desde a videovigilância, detecção e extinção de incêndios, controlo de acessos por reconhecimento facial, entre outros.

Como explica Ana Barreira, directora da e-coordina Portugal, “o GeISS abrange vários departamentos das empresas e, além disso, a e-coordina desenvolve para a construção civil os mapas, algo obrigatório a ter em obra e a transmitir ao dono de obra”.

A entrada de João Gonçalves na e-coordina acompanha o lançamento do GeISS. “O João foi coordenador de segurança e obra durante mais de 20 anos e, sendo alguém com conhecimentos técnicos, conseguirá fazer uma abordagem às empresas diferente, bem como um enquadramento da importância deste tipo de serviços numa empresa”, sublinhou Ana Barreira.

Já para João Gonçalves, “este é um desafio muito aliciante e uma lufada de ar fresco depois de 20 anos ligado ao sector da construção”. Tendo trabalhado do outro lado do cliente, João Gonçalves destaca a evolução vivida no sector da construção ao longo dos anos. “Antes tínhamos projectos de construção feitos em 12 meses, onde passavam 20 empresas. Hoje esse mesmo projecto é feito em 6 meses com as mesmas 20 empresas. Ou seja, há uma concentração muito maior de empresas num período muito reduzido, sendo que os recursos são os mesmos, ou até menos, para fazerem o mesmo trabalho. Começa a dar-se prioridade à gestão documental, que é puramente administrativa, e deixa de fazer-se segurança e prevenção de riscos porque os técnicos estão presos à cadeira a compilar documentos e introduzir dados (…)”.

João Gonçalves, consultor da e-coordina Portugal

Sobre a participação na Proteger 2023, Ana Barreira sublinhou que “é importante estarmos neste evento para continuarmos a nossa rede de contactos e captação de potenciais clientes. Ao mesmo tempo, apercebemo-nos da diferença do trabalho realizado durante estes cinco anos. Hoje, 90% das pessoas já conhecem a e-coordina. Era importante para nós esta validação e, obviamente, darmos a conhecer os novos produtos que temos no mercado”, nomeadamente o GeISS e o E-transport. “Era importante percebermos a nossa própria evolução e imagem ao longo destes anos na área da segurança no trabalho. Sinto que tem sido muito reconfortante e há uma validação do trabalho desenvolvido”.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..