Toyota apresenta novos equipamentos de armazém

Notícias Produtos

A Toyota Material Handling Europe apresenta a próxima geração de stackers e porta- paletes eléctricos de operador apoiado, dedicados ao manuseamento e empilhamento de cargas em operações de alta intensidade. Modelos potentes, disponíveis com tecnologia de iões de lítio, que “oferecem alta produtividade, recursos de segurança aprimorados e excelente ergonomia, para operações altamente eficientes”, aponta a empresa em comunicado.
Os três novos modelos de operador apoiado – Toyota BT Levio LSI200 – porta-paletes eléctrico de 2t, o Toyota BT Staxio SSI200D – stracker duplo de 2t, e o Toyota BT Staxio SSI160LN – stracker estreito de 1,6t com elevação de braços de suporte, seguem “a mesma estratégia de projecto e abordagem modular – o Radical Energy Design (RED) – iniciada com o porta-paletes movido a iões de lítio LWI160 da Toyota”.
“Estamos orgulhosos de lançar estes novos produtos no mercado, pensados em torno da nossa solução de iões de lítio. Com esta nova família de produtos, temos uma solução para os clientes que procuram aumentar a produtividade e reduzir custos operacionais, utilizando produtos ergonómicos, seguros e energeticamente eficientes”, diz Jose Maria Gener, vice-presidente de vendas & marketing da Toyota Material Handling Europe.
Estes stackers e porta-paletes eléctricos, de operador apoiado, são construídos em torno de módulos de bateria de iões de lítio, encaixados na estrutura do chassi. Esta nova abordagem, em combinação com a dimensão compacta dos modelos e da tecnologia de iões de lítio utilizada, contribui para um consumo de energia “extremamente baixo”, diz a empresa.
Segundo a empresa, estes novos equipamentos contam com “imensas vantagens, nomeadamente uma maior capacidade de manobra, mais tempo de actividade e mais eficiência durante os turnos, além de menores emissões de CO2”.
Esta nova geração de equipamentos pretende satisfazer as necessidades do transporte horizontal de longa distância, em aplicações de alta intensidade. Conta com uma direcção 360º – direcção intuitiva de 180º também disponível.
De acordo com a empresa, estes equipamentos são de dimensões compactas ao nível do chassi e têm um reduzido raio de viragem, fazendo com que se encaixem em espaços ou corredores estreitos. O compartimento do operador tem “grande visibilidade dos garfos e das mercadorias movimentadas, graças às dimensões reduzidas do equipamento, maximizando a eficiência”.
No caso do stacker duplo – modelo D – a empresa destaca uma maior eficiência, reduzindo o tempo de ciclo, graças ao manuseamento de cargas duplas, até 2000kg. O modelo LN do BT Staxio permite o empilhamento em bloco e em alturas elevadas até 5,4m, especialmente em corredores estreitos. Além disso, o operador “fica bem protegido sob a estrutura superior de protecção, que não compromete a visibilidade”.
Segurança em destaque
A segurança é um aspecto em destaque nestes novos modelos. “o operador – em pé ou semi-sentado – está sempre altamente protegido dentro do compartimento fechado do condutor”. Além disso, o chassi compacto e “excelente visibilidade ao redor”, aumenta, segundo a empresa, “a segurança do operador, em aplicações de grande intensidade”.
A redução automática da velocidade em curva, detecção de presença do operador no piso e joystick, luz LED azul de alerta também contribuem para operações seguras.
Os novos equipamentos de operador apoiado também são inteligentes e equipados de fábrica com hardware para I_Site, o sistema de gestão de frota da Toyota que possibilita a monitorização e controlo da frota de empilhadores.
Já no LN existe uma protecção superior que oferece segurança adicional ao operador, sem comprometer a visibilidade.
Por fim, a empresa teve em consideração o conforto e ergonomia dos equipamentos. “Para garantir o conforto e produtividade durante todo o turno, o compartilhamento do condutor é extremamente ergonómico, com todos os comandos fáceis de alcançar e operar”. Além disso, têm uma unidade de controlo do lado direito ajustável com joystick ergonómico, volante para manobras fáceis e suaves e ecrã táctil a cores. Conta ainda com apoio rebatível e ajustável para trabalhar semi-sentado ou em pé, piso amortecido e boa visibilidade. Estas características aumentam a produtividade e eficiência do operador.
A empresa apresentou os novos modelos na LogiMAT, feira internacional de soluções intralogísticas e gestão de processos, na Alemanha.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.