EU-OSHA revela as últimas tendências na Cimeira da UE sobre SST

Notícias Segurança no Trabalho

A Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho (EU-OSHA) lançou esta semana o seu relatório de referência Segurança e saúde no trabalho na Europa: estado e tendências 2023 na Cimeira da UE sobre Segurança e Saúde no Trabalho (SST) de 2023, em Estocolmo.

O relatório apresenta uma análise exaustiva do estado e do contexto da SST na União Europeia ao longo dos últimos anos e fornece informações sobre as tendências emergentes.

“Por exemplo, entre 1998 e 2019, os acidentes de trabalho não mortais diminuíram 58% na UE, enquanto os acidentes mortais acidentes mortais diminuíram 57%. A melhoria das medidas de prevenção, juntamente com a evolução económica e as mudanças na força de trabalho contribuíram para estas reduções. No entanto, a maior parte desta diminuição ocorreu antes de 2010 e os números têm vindo a estagnar nos últimos anos”, refere o Director Executivo Interino da EU-OSHA, William Cockburn. O relatório apresenta igualmente uma panorâmica das potenciais melhorias, da estagnação e da ambiguidade e ambíguos, bem como áreas de preocupação como os tipos de trabalho não normalizados, o cumprimento incompleto da regulamentação em matéria de SST ou a inactividade física, bem como os desafios futuros.
Nicolas Schmit, Comissário Europeu para o Emprego e os Direitos Sociais, congratulou-se com o relatório:
“A saúde e a segurança no trabalho são uma parte essencial das actividades de qualquer organização. As mudanças no local de trabalho causadas pela crise da COVID-19, pelas transições ecológica, digital e demográfica, bem como pelo progresso científico e e tecnológica, levaram a Comissão a adoptar, em Junho de 2021, um novo quadro estratégico da UE para 2021-2027 em matéria de saúde e segurança no trabalho, em Junho de 2021. O relatório da EU-OSHA “Segurança e saúde no trabalho na Europa: estado e tendências 2023″ fornece uma análise essencial dos aspectos que melhoraram nos locais de trabalho em toda a UE, mas também onde ainda temos muito trabalho a fazer”.
A EU-OSHA espera que esta publicação tenha um impacto significativo nas futuras políticas e abordagens para futuras políticas e abordagens para salvaguardar a segurança e a saúde dos trabalhadores na Europa. Os dados podem ser facilmente visualizados e analisados país a país, utilizando a ferramenta de visualização de dados do Barómetro SST.
Este evento, co-organizado pela Comissão Europeia e pela Presidência sueca da UE, reúne instituições da UE, Estados-Membros, parceiros sociais e outras partes interessadas. A EU-OSHA está a colaborar activamente com os participantes nos debates sobre os primeiros ensinamentos retirados do Quadro Estratégico da UE, incluindo os progressos alcançados na abordagem da “visão zero” em relação às mortes relacionadas com o trabalho. Outros tópicos incluem a saúde mental na vida activa, o papel dos parceiros sociais, os efeitos das ondas de calor e das alterações climáticas no domínio da SST e a avaliação das estratégias nacionais de SST.
No contexto do “Impacto das alterações climáticas e das ondas de calor na SST”, a EU-OSHA apresenta um guia sobre SST e stress térmico que fornece orientações práticas sobre como gerir os riscos associados ao trabalho no calor e informações sobre o que fazer se um trabalhador começar a sofrer de uma doença ou problema de saúde relacionado com o calor.