Jungheinrich Portugal comemora 25º aniversário

Conteúdo Premium Notícias

A Jungheinrich Portugal, subsidiária da multinacional alemã Jungheinrich, comemora 25 anos de actividade no país. No futuro a empresa avança que “continuará a apostar no desenvolvimento de soluções de última geração de forma a dar resposta às necessidades da intralogística”.

Mário Reis assumiu o cargo de managing director da Jungheinrich Portugal há dois anos. Ser o primeiro português à frente desta organização é para Mário Reis “desafiante”, adianta à Security Magazine. Porém destaca a importância da equipa, a qual “tem sido extraordinária e ajudou-me a trilhar este caminho. Sem eles nada disto seria possível”.

“Celebrar 25 anos é um motivo de grande orgulho e alegria. Orgulho por que vemos o resultado do nosso trabalho e esforço durante todos estes anos. Alegria por podermos contar com a ajuda de tantos Clientes e Parceiros, que acreditaram em nós, que aprofundaram as relações e que nos desafiaram a fazer mais e melhor”, adianta Mário Reis, Managing Director da Jungheinrich Portugal.

Quantos aos próximos 25 anos, aponta que a empresa “tem uma perspectiva de crescer de forma contínua, a qual faz parte do nosso conceito de sustentabilidade. Quanto maior o crescimento mais capacidade há para se investir na própria empresa, no desenvolvimento, nos colaboradores e no seu desenvolvimento e capacitações”.

O grupo Jungheinrich aposta numa política de proximidade com o mercado, sendo a Jungheinrich Portugal uma das 42 filiais próprias do grupo. O mercado português é dinâmico, apresenta um crescimento positivo e tem um potencial futuro, pelo que continuará a ser um país estratégico para o grupo alemão. “Graças à sua estrutura sólida e apesar das interrupções nas cadeias de abastecimento globais que se desenvolveram no início da pandemia de coronavírus e, posteriormente, agravadas em 2022 pela guerra Rússia-Ucrânia, a Jungheinrich conseguiu manter, graças a uma gestão eficaz dos fornecedores, a produção e a entrega dos seus equipamentos em Portugal”.

Mário Reis

Para acompanhar o aumento do seu volume de negócios, a Jungheinrich Portugal fez diversos investimentos ao nível das suas infraestruturas. Em 2015 inaugurou as instalações da sua sede em Mem Martins, com uma área de 4 mil m2, num total de 700 mil euros. Já em 2018, mudou a delegação do norte do Mindelo para a zona industrial da Maia, para um espaço de 650 metros quadrados estrategicamente localizado pela proximidade do Aeroporto Internacional do Porto e do Porto de Leixões. Simultaneamente, tem investido de forma contínua no alargamento da frota de aluguer e de usados, em equipamentos inovadores, na diversificação de serviços, na contratação de novos colaboradores e na formação da sua equipa.

No que diz respeito à tecnologia, a Jungheinrich tem conseguido dar resposta às necessidades das empresas no mercado nacional, naquilo que são as tendências do sector: digitalização; automação e conectividade, de forma a optimizar os fluxos de materiais e processos de trabalho na área da intralogística. Continua também empenhada no desenvolvimento de soluções ambientalmente sustentáveis, tendo reduzido em mais de 25% as emissões de CO2 em toda a sua gama de produtos. Nesse sentido, e com os olhos postos no futuro, a empresa tem respondido ao mercado com soluções exclusivamente eléctricas.

Na última década, a Jungheinrich apostou grandemente na criação de uma solução integrada de equipamento com bateria e carregador desenvolvidos em conjunto e que garante um maior aproveitamento energético e sustentabilidade. É exemplo, a linha Jungheinrich PowerLine com empilhadores exclusivos para tecnologia de iões de lítio. Estes equipamentos são mais compactos, ágeis e ergonómicos. Responsável pela introdução, em Portugal, das baterias de iões de lítio (Li-Ion), a Jungheinrich Portugal disponibiliza desde 2019 a venda de equipamentos usados com esta tecnologia. Para prestar um serviço de assistência de excelência lançou ainda no ano passado as carrinhas do serviço pós-venda “Energy-Van”, dedicadas à reparação de baterias de equipamentos de movimentação de carga, com forte enfoque na tecnologia de Li-Ion.

Também a automação tem sido uma prioridade quer na movimentação quer no armazenamento de cargas, até como forma de colmatar a falta de mão de obra e a necessidade consequente de soluções mais sustentáveis mesmo do ponto de vista social da empregabilidade e a necessidade de implementar uma melhor gestão de stocks. O uso de veículos autónomos como AGV e AMR será cada vez mais generalizado.

O recondicionamento de equipamentos sempre foi uma área de negócio importante e que terá um crescimento nos próximos anos. É uma forma reconhecida de reduzir efeitos de emissões de gazes como também de preservar para o futuro recursos importantes e estimular uma economia circular. Os equipamentos recondicionados da Jungheinrich mantêm os padrões de qualidade do equipamento, com utilização dos materiais e peças correctos para o efeito no sentido de proporcionar a boa manutenção, segurança e performance para a utilização duradoura do equipamento.

Também a segurança tem sido uma prioridade, com o continuo desenvolvimento de equipamentos mais seguros e ergonómicos. A par de sistemas de segurança adaptados, a Jungheinrich desenvolveu o conceito de consultoria e aconselhamento de protecção de 360 graus que permite abranger as cinco áreas de perigo no armazém: pessoas; mercadorias; equipamentos de armazenamento; máquinas e dados.

O leque de serviços é vasto para uma boa adaptação aos requisitos e operação de cada cliente em particular. Destaque para o serviço de peças Jungheinrich online em que via website é possível a qualquer hora realizar a encomenda de uma peça de reposição e para uma disponibilização da mesma em 24 horas. As peças de reparação são entregues de um dia para o outro directamente nas carrinhas dos Técnicos. Naturalmente todos os serviços de manutenção preventiva e correctiva são modulares e disponíveis para os clientes, incluindo as verificações de segurança. A gestão dos pedidos de assistência é feita por uma Equipa que funciona num sistema de call center. Os serviços digitais têm conhecido um interesse cada vez maior, como a aplicação Call4Service em que o cliente pode aceder a partir de qualquer dispositivo a uma comunicação com assistência técnica Jungheinrich.

Quanto ao aluguer de equipamentos, a Jungheinrich Portugal reforçou a sua frota disponível, como resultado do aumento da procura gerado pela pandemia.  O aluguer apresenta-se como uma solução para combater a descapitalização, mantendo a flexibilidade necessária para efetuar os ajustes necessários à manutenção das necessidades financeiras das empresas.