ISQ ganha contrato com empresa argelina de gás Sonatrach

Notícias

O ISQ foi escolhido pela SONATRACH GB para fornecer serviços off-site de ensaios laboratoriais e cálculo de engenharia nas suas unidades industriais de processamento de gás natural nos próximos três anos.

Esta parceria tem como objectivo “optimizar a performance dos equipamentos de processo, prevenindo acidentes de derramamento que possam ser prejudiciais ao meio ambiente, através de ensaios laboratoriais, análises de falha e fornecimento de recomendações para melhorias”, explica Leonel Santos, Gestor de Operações do ISQ na Argélia. Além disso, está previsto o fornecimento de consultoria especializada na área de prevenção da corrosão, num contrato cujo valor global ronda os 700 mil euros.

“A corrosão representa um dos maiores desafios para a indústria petroquímica, podendo resultar em danos significativos nos equipamentos e potenciais impactos ambientais. O ISQ propõe soluções de prevenção e mitigação da corrosão que visam prolongar a vida útil dos equipamentos, melhorar a eficiência operacional e reduzir os custos associados à manutenção”, acrescenta Leonel Santos.

Para a execução destes serviços, o ISQ contará com a coordenação técnica do Laboratório de Materiais em Portugal bem como uma equipa de especialistas em Engenharia Metalúrgica e Mecânica.
Será ainda disponibilizado um avançado parque de equipamentos para caracterização e ensaios entre os quais se destacam a microscopia electrónica, as máquinas de ensaios mecânicos e o recém-instalado sistema de tomografia industrial 3D, único na Europa, que permite inspeccionar o interior de componentes construindo uma imagem 3D virtual.

“Esta colaboração entre o ISQ e a SONATRACH GB fortalece ainda mais a já longa parceria nesta área técnica especializada, que teve início em 2013 com serviços de análises de falha e que se estendeu posteriormente à área das inspecções e controlo não destrutivo em 2016. Essa parceria é especialmente significativa num sector altamente exigente, onde a confiabilidade dos parceiros é fundamental”, realça José Figueira, administrador do ISQ.

O mercado argelino tem-se revelado uma aposta ganha para o Grupo ISQ, quer pelo volume de negócios, quer pela afirmação do ISQ enquanto entidade de referência na sua área de actividade. O ISQ terminou recentemente a execução de um outro contrato na Argélia no valor de 25.5 milhões de euros, o qual foi executado entre 2016 e 2021 e envolveu uma equipa em permanência na Argélia de 100 colaboradores.