Hikvision Village reúne profissionais do sector em Madrid

Conteúdo Premium Notícias

A Hikvision, fornecedora de soluções AIoT e serviços de Big Data com foco no sector de segurança, organizou a 21 e 22 de Junho o ‘Hikvision Village’, o encontro tecnológico sobre o futuro da tecnologia e segurança. A Security Magazine esteve presente.

Bruno Bento, Key Account & Business Development Manager Portugal da Hikvision, avançou à Security Magazine que “este evento teve como objectivo mostrar novas tecnologias e demostrar com os parceiros e clientes finais algumas das nossas soluções”.

Este evento puramente tecnológico permitiu demonstrar todas as áreas de negócio e mercados verticais nos quais a empresa está envolvida. “Temos aqui demonstrado por várias áreas de negócio, os vários mercados verticais. Temos aqui com cerca de 10 verticais onde contamos com soluções próprias e algumas em colaboração de alguns parceiros tecnológicos, sendo que apresentámos não só as soluções de videovigilância, mas também a sua aplicação noutras situações”. Um exemplo dessas outras aplicações foi demonstração da utilização da videovigilância nos hospitais para controlo dos doentes, em caso de queda de uma cama hospitalar.

“Cada vez mais a videovigilância é utilizada não só para a questão do security mas também para outras funcionalidades”, disse. “O mercado tende para soluções integradas, de convergência, onde conseguimos ter o controlo de acessos, videowalls, intercomunicação, controlo de acessos, entre outros”. A ideia passou por ter muito mais do que o security.

Dado é rei

Sobre a importância da analítica de vídeo e da importância dos dados, Bruno Bento destacou que “cada vez mais é importante termos dados e informação. Até porque uma organização quando pensa em segurança e soluções de segurança, pensa nos dados que lhe permitem fornecer um melhor serviço aos clientes, mas também uma redução de custos e melhoria das suas funcionalidades”.

Bruno Bento

“Estas soluções carecem de um maior investimento por parte das entidades, porém, acaba por ter um retorno muito rápido, uma vez que, permitem melhorar os RH e fornecer dados e estatísticas sobre a actividade e melhorar todo o funcionamento das empresas, reduzindo outros custos, muitas vezes desnecessários”, destacou.

Bruno Bento destacou que as empresas que não apostarem em ferramentas mais modernas e tecnológicas, acabarão por “ficar ultrapassadas”. No entanto, sublinhou que estas mesmas ferramentas não irão substituir pessoas. “Há uma evolução tecnológica para que os vigilantes ou operadores acompanhem essa evolução e adquiram mais conhecimento e formação para tomarem as decisões mais rápidas e melhores”. Por exemplo, destacou que “é impossível que um vigilante analisar 200 ou 300 câmaras numa central, por mais pessoas que tenha”. No entanto, “se o sistema lhe fornecer informações sobre o que está a acontecer, através de pop-ups, o operador pode rapidamente tomar uma decisão”.

Rumo a Portugal

Sobre a realização de um evento semelhante em Portugal, Bruno Bento destaca o interesse da empresa realizar uma edição em Portugal, até porque foram muitos os portugueses que marcaram presença nesta edição em Espanha. No próximo semestre, a Hikvision marcará presença no Portugal Smart Cities, na FIL.

“A Hikvision sempre teve uma política de participar em eventos grandes, nomeadamente feiras. Porém, estamos cada vez mais a realizar eventos próprios, onde possamos convidar os nossos parceiros e clientes, permitindo-nos ter uma maior proximidade”, concluiu.

O evento contou ainda com várias sessões e conferências sobre temas da actualidade, nomeadamente cidades digitais, IA, espaços residenciais conectados, infra-estruturas críticas, cibersegurança, entre outros. Além disso, decorreram sessões paralelas e workshops, ministrados pela própria empresa e por outros parceiros, focados em técnicas de produtos, novas tecnologias, entre outros.

Este artigo faz parte da edição especial. Para ler artigos como este, subscreva a nossa newsletter semanal.