Realiza-se maior exercício dedicado à experimentação robótica e de veículos não-tripulados

Notícias

Iniciou-se a 11 de Setembro, em Portugal, o maior exercício dedicado à experimentação robótica e de veículos não-tripulados do mundo, o Robotic Experimentation and Prototyping Augmented by Maritime Unmanned Systems (REP (MUS) 23), no qual participam 1400 pessoas.

​​A 13a edição deste evento é organizada pela Marinha Portuguesa, tendo como co-organizadores a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), o NATO Centre for Maritime Research and Experimentation (CMRE) e a NATO Maritime Unmanned Systems Initiative (NATO MUSI).

Este é um exercício com grande interesse ao nível internacional, uma vez que promove o desenvolvimento de novas tecnologias para emprego militar e de duplo-uso, com particular realce para os sistemas não tripulados, vulgo “drones”, o exercício deste ano tem também uma muito forte componente nacional juntando Academia, Indústria e os Utilizadores finais na Zona Livre Tecnológica “Infante D. Henrique”, em Tróia e na Baía de Setúbal.

Fruto deste interesse o exercício REPMUS tem crescido sustentadamente ao longo dos anos sendo que a edição de 2023 conta com a participação de mais de mil e quatrocentas pessoas, entre civis, militares e investigadores científicos de entidades nacionais e internacionais, de 26 nações e mais de 40 entidades científicas e tecnológicas.

Os participantes, englobando marinhas, indústria e universidades e centros de investigação, vêm de 15 países, sobretudo da NATO, mas também de outros países parceiros. Há ainda 10 países que enviaram observadores para poderem beneficiar da experiência do REPMUS 23.