Jovens portugueses representam Portugal em competição de cibersegurança na Noruega

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Team Portugal que conta com 10 jovens talentos, dos escalões júnior
e sénior, está a participar no European Cybersecurity Challenge 2023 (ECSC 2023), uma iniciativa organizada pela Universidade Norueguesa de Ciência e Tecnologia (NTNU), com o apoio da ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação e da Comissão Europeia.

A competição deste ano leva a jogo equipas oriundas de 35 países, compostas por 10 jovens talentos captados através das iniciativas nacionais representado as cores do seu país.

Pela primeira vez Portugal tem representação feminina entre membros da equipa seleccionados.

Os jovens talentos da Team Portugal foram seleccionados no âmbito da iniciativa Cybersecurity Challenge PT, que resulta da cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico (IST), a Universidade do Porto (UP) e a Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação (AP2SI).

O ECSC 2023, que se poderá qualificar como a mais importante competição deste tipo na Europa, visa não só promover a identificação de talentos em cibersegurança, como também a cooperação e sentido de comunidade.

Com este desígnio, ao longo de três dias, as equipas são desafiadas a resolver problemas relacionados com a segurança informática em vários domínios: de ataque e defesa a segurança web, passando por segurança móvel, hardware, criptografia, engenharia reversa ou forense.

O Cybersecurity ChallengePT está enquadrado num programa de formação e treino abrangente, cujo objectivo passa por capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e segurança da informação, e com isto atrair, desde cedo, estudantes do ensino secundário e ensino superior. Este ano, durante as várias iniciativas que integraram a preparação, divulgação e prova de competição final, o Cybersecurity ChallengePT contou com cerca de 350 estudantes inscritos nas várias actividades desenvolvidas.

Recorde-se que em 2022, Portugal terminou em 16.o lugar no European Cybersecurity Challenge, de entre 33 equipas participantes. Já no International Cybersecurity Challenge 2023, que decorreu em Agosto, nos EUA, a Team Europe voltou a conquistar o primeiro lugar e contou com um treinador e um jogador português.