SPMS desenvolve actividades no mês europeu da cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias


O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em Outubro, com diversos eventos e actividades nos vários países europeus. Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adoptar no âmbito da segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.

Neste contexto, e sendo a Saúde um dos sectores mais aliciantes para os cibercriminosos, a SPMS tem promovido, ao longo deste mês, diversas iniciativas de sensibilização para todos os profissionais do Serviço Nacional de Saúde e do Ministério da Saúde e, também, para os cidadãos em geral.
Uma dessas iniciativas foi o webinar “Cibersegurança na Saúde”, realizado no dia 26 de Outubro, com o objectivo de sensibilizar para temáticas que envolvem os contextos estratégico, táctico e operacional da segurança online.

Promovido pela SPMS, o webinar contou com as intervenções de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, de Maria Papaphilippou, da ENISA – Agência Europeia para a Cibersegurança, de Isabel Baptista, coordenadora do Departamento de Desenvolvimento e Inovação do Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), e de Jéssica da Costa Domingues, coordenadora da Unidade de Cibergurança da SPMS.

Através desta iniciativa, foi possível apresentar algumas orientações jurídicas e regulamentares, referências de ameaças e incidentes de cibersegurança, bem como transmitir conhecimentos e boas práticas que contribuam para um ecossistema de saúde mais seguro e resiliente. Participaram cerca de 360 pessoas, entre cidadãos interessados pelo tema e profissionais das áreas TIC e da saúde.

A cibersegurança é uma responsabilidade de todos. Nas redes sociais, sob o mote #BeSmarterThanAHacker, a SPMS juntou-se ao Centro Nacional de Cibersegurança para promover uma campanha de sensibilização sobre os métodos de engenharia social e phishing e o seu impacto na cibersegurança.

Neste âmbito, estão disponíveis conteúdos que alertam para as tácticas mais comuns dos cibercriminosos, bem como dicas fundamentais contra a engenharia social, com o objectivo de manter todas as pessoas e organizações ciberseguras.

Na plataforma eStudo da Academia SPMS estão acessíveis, até ao dia 31 de Dezembro deste ano, conteúdos e informações sobre segurança online, com a finalidade de consciencializar e partilhar boas práticas de cibersegurança. Para aceder, basta registar-se em https://forms.office.com/e/zH0KiZxzBH.