Empresa de gás lituana reforça cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Waterfall Security Solutions, empresa de cibersegurança OT, anunciou a implementação bem sucedida dos seus gateways de segurança unidireccionais para proteger a Amber Grid, o operador do sistema vital de transmissão de gás da Lituânia.

À luz dos recentes ciberataques de alto perfil e das tensões geopolíticas regionais, a protecção das infra-estruturas nacionais críticas tornou-se primordial. Os gateways unidireccionais da Waterfall fornecem agora a defesa mais robusta contra ameaças online, garantindo um funcionamento seguro e ininterrupto da rede de transporte de gás da Lituânia.

As responsabilidades da Amber Grid incluem o transporte de gás natural para os consumidores, estações de compressão de gás e outras infra-estruturas energéticas críticas em toda a Lituânia. Além disso, a sua rede interliga-se com sistemas de transporte de gás na Polónia e nos Estados Bálticos.

Ao implementar os gateways unidireccionais da Waterfall, a Amber Grid reforçou as suas defesas cibernéticas, assegurando trocas seguras de dados operacionais de saída com operadores internacionais vizinhos. Esta implementação bem-sucedida garante a coordenação segura das operações de condutas, protegendo os sistemas críticos da Amber Grid de potenciais ameaças cibernéticas.

“A importância estratégica de garantir a segurança vai para além da rede de transporte de gás da Lituânia, reforçando também a segurança nas nossas interconexões internacionais de gás”, comenta Vilmantas Bieliauskas, Diretor da Prevenção da Amber Grid. “Os gateways unidireccionais proporcionam a máxima protecção cibernética física, facilitando o intercâmbio seguro de dados operacionais na rede nacional e fora dela”.

“Neste momento de tensão acrescida em toda a Europa, a protecção robusta das infra-estruturas críticas é mais importante do que nunca”, afirmou Lior Frenkel, CEO e cofundador da Waterfall Security Solutions. “Na Waterfall Security, estamos satisfeitos por termos sido seleccionados pela Amber Grid para proteger as suas operações vitais. As infra-estruturas críticas de todos os tipos merecem a mais forte das protecções nestes tempos difíceis.”