Azores Cloud é utilizada por 150 entidades e 55.000 utilizadores

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Foi recentemente inaugurado a Azores Cloud, que integra dois novos ‘data center’, em Ponta Delgada e Angra do Heroísmo, um investimento de oito milhões de euros, apoiado em 85% por fundos comunitários, em defesa e manutenção de dados ‘online’.

“É verdadeiramente uma revolução. Acabámos com 129 salas técnicas que existiam para fazer este trabalho e duplicavam custos, criando situações de risco na sua preservação, que não tinham nem as redundâncias, nem a garantia de cibersegurança que estes dois ‘data center’”, garantem, assinalou o governo dos Açores, que elogiou os parceiros tecnológicos do projecto.

José Manuel Bolieiro falava no Palácio de Sant’Ana, em Ponta Delgada, onde se situa o ‘data center’ da ilha de São Miguel, que funciona em redundância com uma infraestrutura análoga na ilha Terceira.

Os dois equipamentos, precisou, “cumprem o objectivo” de complementaridade e de redundância, permitindo que a administração pública açoriana tenha na Região “a segurança e, sobretudo, o tratamento dos seus dados de forma centralizada”.

A Azores Cloud será utilizada por cerca de 150 entidades, chegando a 55 mil utilizadores.

Esta plataforma potenciará as condições estruturais e de base para a melhoria, criação e desenvolvimento de serviços públicos optimizados às necessidades dos cidadãos e das empresas, permitindo a implementação eficaz de uma administração pública moderna e inteligente, assente na proximidade e conveniência do cidadão por via da desmaterialização e reengenharia de processos e da disponibilização de modernos serviços online.

Para o Plano e Orçamento de 2024, o Governo dos Açores prevê a implementação do projecto Mobile.Gov – PRR – Açores, visando a uniformização das políticas de administração do parque informático, melhoria das condições tecnológicas de mobilidade e de teletrabalho e reforço da capacidade de resposta, resiliente e ágil, dos serviços públicos, num investimento de 2,3 milhões de euros.

Ao nível das redes de dados e da cobertura WiFi dos edifícios públicos foi efetuado um investimento na renovação de 216 ‘switches’ de rede e na implementação de 392 ‘access points’ de rede ‘wireless’, prevendo-se até ao final do mandato reforçar estes números em mais 50%.