Segurança e saúde dos trabalhadores do sector dos transportes e do armazenamento: novo relatório ESENER

Notícias

O sector dos transportes e do armazenamento é muito diversificado, abrangendo uma vasta gama de funções, como motoristas e gestores de armazéns, entre muitas outras. Com mais de 10 milhões de trabalhadores na UE, é crucial uma abordagem direccionada para a segurança e saúde no trabalho (SST).

A EU-OSHA publicou o relatório “Transportation and storage activities – Evidence from the European Survey of Enterprises on New and Emerging Risks (ESENER)”, que analisa a gestão da SST no sector, analisando os resultados das três vagas do inquérito (2019, 2014 e 2009) e realizando entrevistas com representantes do sector.

O relatório identifica factores de influência como a dimensão da empresa e os principais factores de risco entre os trabalhadores, como a permanência prolongada na posição sentada e o risco de acidentes com máquinas.

A publicação explora igualmente os problemas de saúde mais frequentes, incluindo as perturbações músculo-esqueléticas e as questões relacionadas com a saúde mental, e propõe indicações políticas adaptadas para melhorar a SST no sector.

Mais informações no site