Câmara de Lisboa e PSP assinam protocolo de colaboração

Notícias

Mais de 200 câmaras de vigilância vão estar espalhadas por 16 zonas da cidade. Cais do Sodré, Restauradores, Campo das Cebolas e Ribeira das Naus integram a primeira fase do protocolo, assinado a 17 de Novembro, entre a Câmara Municipal de Lisboa e a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Cais do Sodré, Restauradores, Campo das Cebolas e Ribeira das Naus fazem parte da primeira fase deste projecto, que prevê a instalação de 97 câmaras de vigilância. No primeiro semestre de 2024, será lançado um concurso para instalação de mais 112 câmaras, nas restantes 11 zonas da cidade.

Atualmente, o sistema de vídeo proteção já está em funcionamento na zona do Bairro Alto e Santa Catarina.

“É um momento verdadeiramente importante para nós e para a cidade”, refere o presidente do município, Carlos Moedas, que acrescenta: “Lisboa é das cidades mais seguras do mundo e nós temos de manter essa segurança. Sem segurança não temos nada, sem segurança não podemos investir em inovação.”

O investimento da autarquia será de cerca de 5,3 M€, estando previsto 1,5 M€, desse montante, para melhoria das imagens visualizadas pela PSP.

A “vídeo proteção dá-nos a capacidade de agir imediatamente. Vídeo proteção porque isto não é vigilância, isto é proteção, é feita com toda a segurança, respeitando todos os parâmetros de proteção de dados”, salientou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

Numa segunda fase, o projecto deverá incluir mais 28 zonas da cidade.