Thales e Trablisa implementam sistema integrado de vigilância nas fronteiras

Notícias

A joint venture formada pela empresa tecnológica Thales e pela empresa de segurança Trablisa concluiu a instalação do sistema integrado de vigilância no Comando de Melilla da Guardia Civil espanhola para controlo inteligente das fronteiras.

O novo sistema representa uma melhoria qualitativa e quantitativa na vigilância das fronteiras de Melilha, que passa a dispor de um novo sistema integrado.

Para o gestor do projecto, Miguel Bueno, “estamos muito satisfeitos por contribuir para melhorar a vigilância das fronteiras na cidade de Melilla com um sistema integrado. A localização complexa dos sistemas de vigilância, a coordenação de diferentes parceiros, a aquisição do equipamento com melhor desempenho e o prazo apertado para a implementação foram alguns dos desafios do projecto, que foi alcançado graças à colaboração e alinhamento de todas as partes envolvidas”.

O projecto foi concluído em menos de sete meses. Foi, segundo a Thales, ” um desafio realizar os trabalhos de remodelação e instalação das estações, bem como a rede de comunicações necessária para garantir a distribuição das imagens”.

Trata-se de um sistema composto por estações de vigilância fixas para proporcionar à Guardia Civil uma maior cobertura, tanto em terra como no mar, no controlo inteligente das fronteiras da cidade de Melilla.

Com a instalação deste sistema de vigilância, a Guardia Civil disporá de câmaras diurnas e nocturnas de alta resolução, bem como de outros sensores.

As câmaras de visão nocturna são câmaras térmicas da Thales e o software de monitorização e controlo (HORUS), desenvolvido inteiramente pela equipa da Thales em Espanha, permite a gestão e o controlo centralizados de todos os sensores e actuadores, bem como o processamento de imagens.

O novo sistema oferece fiabilidade e contribuirá para melhorar a vigilância das fronteiras da cidade de Melilla, vital para os interesses de Espanha e da Europa.