Sicur decorre de 27 de Fevereiro a 1 de Março em Madrid

Notícias

A Sicur, feira internacional de segurança, realizar-se-á de 27 de Fevereiro a 1 de Março de 2024, organizada pela IFEMA MADRID. Apresentará as propostas de mais de 600 empresas de 29 países diferentes.

O programa de conferências do FORO SICUR explorará as últimas novidades do sector. Como novidade, o evento de 2024 introduz o “EXO CORNER”, complementando a vasta gama de eventos oferecidos.

A SICUR 2024 voltará a reunir o mundo profissional da segurança integrada. Espera-se que esta Feira Internacional de Segurança registe um crescimento em todos os parâmetros e contribua para impulsionar o sector. Serão abordadas as principais tendências e destacadas as novidades resultantes da investigação e desenvolvimento das empresas e instituições que compõem o sector.

Até à data, 624 empresas de 29 países confirmaram a sua participação na feira, o que representa um aumento de 22,35% de participação directa em relação à feira anterior.

. No entanto, a representação internacional aumentou em 75% devido à participação de 154 empresas estrangeiras de 29 países: Austrália, Áustria, Bélgica, Bulgária, China, Chipre, República Checa, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Grécia, Hong Kong, Índia, Irlanda, Itália, Lituânia, Luxemburgo, Países Baixos, Paquistão, Polónia, Portugal, Sérvia, Suécia, Suíça, Taiwan, Turquia, Reino Unido e EUA.

As empresas apresentarão as suas últimas inovações e desenvolvimentos tecnológicos nos três principais sectores, como habitualmente, organizados pela SICUR.

O sector da Segurança contra Incêndios e Emergências, que mostrará todos os produtos e soluções para a proteção passiva e ativa contra incêndios, bem como para os bombeiros; a Segurança no Trabalho, com as últimas novidades em matéria de prevenção de riscos laborais e novas propostas para a saúde no trabalho; e, por último, a Segurança, que mostrará os avanços em matéria de segurança electrónica e física, bem como os serviços de segurança destinados a salvaguardar tanto os bens como a vida humana.

Além disso, a SICUR 2024 contará com a inauguração do EXO CORNER, onde serão apresentados os projectos pioneiros de exoesqueleto desenvolvidos em colaboração com o Instituto de Biomecânica de Valência (IBV).

Nesta secção, serão explorados os mais recentes avanços em exoesqueletos – dispositivos concebidos para melhorar a força física e a resistência de um indivíduo.

Serão também examinados tópicos cruciais como a formação, a aceitação do utilizador e a ergonomia para garantir a sua eficácia e adoção bem sucedida. A nossa equipa de especialistas neste domínio fornecerá informações valiosas.

A próxima edição da Feira Internacional de Segurança SICUR CYBER centrar-se-á na cibersegurança e nas ferramentas disponíveis para proteger a informação, os sistemas e os dados das empresas e dos particulares contra as ciberameaças no ambiente digital actual.

Este ano, será organizada em colaboração com as revistas RED Seguridad e Seguritecnia. O evento oferecerá um programa de conferências, workshops e apresentações comerciais com o objetivo de difundir o conhecimento e a cultura da cibersegurança no sector da segurança. Além disso, dará voz às necessidades do sector da segurança e aos seus avanços.

Para além da oferta comercial, o FORO SICUR é uma valiosa referência de conhecimento. Aborda questões actuais relacionadas com todos os segmentos abrangidos pelo SICUR.

Tal como nos anos anteriores, a GALERIA DA INOVAÇÃO apresentará os projectos de investigação e desenvolvimento em que as empresas estão atualmente a trabalhar. O júri seleccionou 26 propostas, das quais sete em Segurança contra Incêndios e Emergências, sete em Segurança e 12 em Segurança no Trabalho. Todos os artigos serão expostos na SICUR 2024.

O apoio unânime dos sectores público e privado é crucial para o sucesso do SICUR. Isto reflecte-se no Comité Organizador, composto por organizações e entidades representativas da oferta e da procura no sector da segurança. A TECNIFUEGO (Associação Espanhola de Empresas de Proteção contra Incêndios) preside a este comité, estando a AES (Associação Espanhola de Empresas de Segurança), a APROSER (Associação Profissional de Empresas de Serviços de Segurança Privada) e a ASEPAL (Associação de Empresas de Equipamentos de Protecção Individual) representadas pelos seus três vice-presidentes.

Além disso, pelo segundo ano consecutivo, a SICUR LIVEConnect hibridizará o evento, oferecendo aos seus membros a oportunidade de se relacionarem, trocarem informações, realizarem reuniões e mostrarem os produtos e serviços do sector.