Carnaval do Rio vai ter videovigilância com reconhecimento facial

Notícias

O Carnaval do Rio de Janeiro vai contar este ano com videovigilância com monitorização com reconhecimento facial. A tecnologia será implementada na capital e no sambódromo durante os dias de Carnaval, o qual recebe mais de 80.000 pessoas.

Além disso, a tecnologia para identificação de fugitivos da Justiça também será usada nas estações de comboio e metro. A base para o reconhecimento facial é a análise de imagens em tempo real. O sistema é capaz de identificar pessoas em imagens capturadas por câmaras de videomonitorização. Durante o Carnaval, espera-se que este sistema contribua para a segurança dos foliões, permitindo a identificação e a prisão de fugitivos da Justiça.

O uso da tecnologia de reconhecimento facial no Carnaval do Rio de Janeiro 2024 representa um avanço significativo na segurança pública.

Todas as imagens captadas são depois transmitidas em tempo real para o Centro Integrado de Comando e Controlo, que fica próximo do sambódromo, na região central da cidade.

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) vai monitorar a zona envolvente da Marquês de Sapucaí com 90 câmaras. Durante os desfiles, a Sala de Situação do equipamento público, situado na Cidade Nova, funciona em regime especial. 60 operadores actuam em turnos especiais nas noites e madrugadas dos quatro dias de desfiles para garantir o accionamento de equipas operacionais sempre que necessário. O COR funciona 24 horas por dia, sete dias por semana.

As imagens das câmaras instaladas pela Riotur dentro da Marquês de Sapucaí também são geradas para o videowall do COR, o maior da América Latina, com 104 metros quadrados (m²), o que permitirá monitorizar a chegada e saída do público que irá ao Sambódromo.

Além disso, o Centro de Operações da câmara local terá representantes no centro operacional montado pela Riotur no interior do sambódromo.

A festa vai contar com um reforço de 12,1 mil policias no contingente de segurança, mais 5% que no ano anterior.

No próprio sambódromo será montado um posto avançado da 6ª Delegacia Policial (DP), no Setor 11. Além disso, serão instaladas seis torres de observação na Avenida Presidente Vargas, local de concentração dos componentes das escolas antes dos desfiles. Drones farão a monitorização da região.

Os megablocos de rua também contarão com reforço de segurança e patrulhamento por drones.

Além disso, a polícia coloca barreiras com detectores de metal para revistar foliões nos acessos aos blocos., sendo usados 250 detectores.

Ao nível dos bombeiros, 10.000 bombeiros ficam em estado de prontidão.