Abusos e violência no retalho no Reino Unido aumentam

Notícias Retalho

O inquérito do British Retail Consortium BRC revela um aumento de 50% nos níveis de violência e abuso no retalho, para 1300 incidentes por dia. O custo do roubo duplicou para 1,8 mil milhões de libras em 2022/23, com mais de 45 000 incidentes por dia. 60% dos inquiridos dizem que a resposta da polícia é “fraca” ou “muito fraca”.


A violência e abusos contra os trabalhadores do sector retalhista dispararam no ano passado, com os últimos números do inquérito criminal do British Retail Consortium (BRC) a revelarem que o número de incidentes aumentou para 1300 por dia em 2022/23, contra quase 870 por dia no ano anterior.

Esse aumento ocorre apesar de os retalhistas investirem pesadamente na prevenção do crime, gastando 1.2 mil milhões de libras em medidas como CCTV, aumento do pessoal de segurança e bodycams, em comparação com os 722 milhões de libreas no ano anterior. O custo do roubo para os retalhistas subiu para 1,8 mil milhões de libras para 953 milhões no ano anterior, o que significa que o custo total do crime para os retalhistas foi de 3,3 mil milhões – o dobro do ano anterior.

O inquérito anual sobre a criminalidade do BRC realça a escala da violência e abusos enfrentados pelas pessoas que trabalham no comércio retalhista. Os incidentes, que incluem abuso racial, assédio sexual, agressão física e ameaças com armas, estão agora ao mesmo nível dos níveis registados durante a pandemia, quando o pessoal suportou o peso da frustração de algumas pessoas com as medidas de segurança da Covid.

Embora o número total de incidentes tenha subido, a insatisfação com a polícia aumentou, com 60% dos inquiridos a descreverem a resposta da polícia aos incidentes como “má” ou “muito má”.

Os retalhistas apelam ao Governo para que introduza um crime autónomo de agressão, ameaça ou abuso de um trabalhador do sector retalhista. Isto enviaria uma mensagem clara de que este comportamento não será tolerado, fazendo com que os trabalhadores do sector retalhista se sintam mais seguros no local de trabalho. Significaria também que a polícia disporia de dados que lhe permitiriam compreender a dimensão do problema e afetar recursos suficientes para o resolver. Isto garantiria que os trabalhadores do sector retalhista tivessem a mesma protecção ao abrigo da lei que têm na Escócia, onde uma infracção semelhante foi introduzida em 2021.

Helen Dickinson OBE, Directora Executiva do British Retail Consortium, afirmou:
“Apesar de os retalhistas investirem somas avultadas na prevenção da criminalidade, a violência e os abusos contra os trabalhadores do sector retalhista estão a aumentar. Com mais de 1300 incidentes por dia, o governo não pode continuar a ignorar a situação dos colegas retalhistas comuns e trabalhadores. Adolescentes que aceitam o seu primeiro emprego, prestadores de cuidados que procuram trabalho a tempo parcial, pais que trabalham para cuidar dos filhos. E embora a violência possa acabar num instante, as vítimas levam consigo estas experiências durante toda a vida. E todos sabemos que o impacto não se fica por aqui – afecta os seus colegas, amigos e a família para onde os nossos colegas vão. Esta é uma crise que exige acção imediata.

“Os criminosos estão a ter um passe livre para roubar bens e para abusar e agredir colegas retalhistas. Ninguém deveria ter de ir trabalhar temendo pela sua segurança. A Lei de Proteção dos Trabalhadores na Escócia já oferece proteção adicional aos trabalhadores do comércio retalhista, por isso, porque é que os nossos colegas trabalhadores a sul da fronteira deveriam ter menos proteção? É vital que o governo tome medidas, introduzindo uma nova infração autónoma para a agressão ou abuso de um trabalhador do sector retalhista.”

Katy Bourne OBE, Sussex Police & Crime Commissioner e APCC Lead for Business Crime, afirmou:
“Os níveis de criminalidade no comércio retalhista descritos neste relatório revelam um nível sem precedentes de ilegalidade egoísta. Todos os dias, o pessoal do comércio retalhista enfrenta as consequências do comportamento descarado dos ladrões de lojas e é por isso que apoiei o pedido de criação de um crime específico de agressão a um trabalhador de loja.

“Os nossos tribunais têm de funcionar de forma mais eficiente e os ladrões de lojas têm de ser dissuadidos de reincidir. É por isso que apelo aos meus colegas Police & Crime Commissioners para que concentrem as suas forças policiais no combate ao furto em lojas, tornando-o uma prioridade nos seus planos locais de polícia e criminalidade.”