ASIS desenvolve norma sobre segurança no sector da canabis

Notícias

A ASIS International, autoridade em normas e directrizes de segurança, anunciou o lançamento de uma norma pioneira aprovada pelo American National Standards Institute (ANSI) dedicada à segurança da canabis. Esta norma, meticulosamente desenvolvida por especialistas do sector, estabelece uma nova referência ao fornecer requisitos e orientações abrangentes para a conceção, implementação, monitorização, avaliação e manutenção de um programa de segurança para a cannabis.

“Embora esforços anteriores tenham procurado estabelecer normas de segurança para a indústria da canábis, nenhum deles se equipara à natureza abrangente e bem organizada desta norma. Elaborada por especialistas experientes na segurança da canábis, destaca-se como a mais completa, abrangendo todo o espetro dos programas de segurança. Com base em normas de segurança estabelecidas e comprovadas, esta iniciativa estabelece uma nova referência para a indústria. Esta norma não só é necessária, como é ansiosamente aguardada pela indústria,” afirmou Tim Sutton, CPP, PSP, PCI, vice-presidente do Conselho de Normas Profissionais (PSB) da ASIS International e copresidente do comité técnico para o desenvolvimento da Norma de Segurança da Cannabis.

Os membros do comité técnico da norma representam profissionais de segurança que trabalham ativamente na indústria e outros especialistas na matéria que não só compreendem as melhores práticas de segurança, mas também a importância de aplicar princípios de gestão de riscos de segurança reconhecidos pela indústria.

Alinhada com a abordagem de gestão de riscos de segurança empresarial (ESRM), esta norma serve como uma ferramenta inestimável para salvaguardar as organizações de canábis e os seus activos, adoptando uma perspectiva holística.

Os principais elementos da Norma de Segurança da Cannabis aprovada pela ANSI da ASIS International incluem:

Orientação abrangente do programa de segurança: A norma oferece uma estrutura robusta para a concepção, implementação e melhoria contínua dos programas de segurança da canábis. Abrange todos os aspectos da gestão de riscos de segurança, garantindo uma abordagem completa e proactiva.

Requisitos dos Sistemas de Proteção Física (SPF): Fornecendo orientações e requisitos mínimos de segurança, a norma centra-se na identificação, aplicação e gestão de sistemas de proteção física. Isto inclui a protecção de bens como pessoas, propriedade e informação associada às operações, armazenamento e transporte de cannabis.

Exceder a Conformidade Jurisdicional: Em alguns casos, a norma ultrapassa os requisitos exigidos pelas jurisdições locais, demonstrando um compromisso com a excelência na segurança da canábis. Isto assegura que as organizações de canábis que adoptam esta norma estão equipadas com o mais alto nível de proteção.

Estratégias de Mitigação: Um destaque chave da norma é a sua ênfase nas estratégias de mitigação. Desde a avaliação de ameaças ao planeamento de respostas, os profissionais de segurança têm acesso a medidas proactivas que fortalecem a resiliência das organizações de canábis contra potenciais riscos.

“A ASIS International está entusiasmada por apresentar esta inovadora norma aprovada pela ANSI para a segurança da canábis”, afirmou Susan Carioti, CAE, CStd, Vice-Presidente de Certificação, Normas e Directrizes da ASIS International. “Numa indústria que evolui a um ritmo acelerado, a nossa norma não só satisfaz como excede as expectativas, reflectindo o nosso compromisso para com o avanço das práticas de segurança. Esta norma é um testemunho da nossa dedicação em fornecer as melhores soluções que fortalecem as organizações de canábis e contribuem para a segurança global da indústria.”