Detectada bactéria do género legionella na Academia Militar

Estado Notícias Saúde

O Exército informou hoje, através de um comunicado enviado às redacções que na sequência da realização de análises periódicas, no âmbito da norma da Autoridade Técnica para a Prevenção e Controlo da Legionella, foi detectada a presença de bactérias do género legionella nas instalações sanitárias da Academia Militar. Os resultados das análises efectuadas, asseguram que “não foi detectada a presença da Legionella Pneumophila”.

Esta autoridade estabelece os procedimentos a implementar na prevenção e proliferação de bactérias do género em equipamentos e sistemas de água e ar.

Passos seguidos pelo Exército:

  1. De imediato, foi desencadeada a realização de um choque térmico e químico às referidas instalações, e activada uma Equipa da Unidade Militar Médica Veterinária, da Direcção de Saúde, no sentido de avaliar circuitos de águas e apurar eventuais causas. As análises serão repetidas após a implementação das medidas em curso.
  2. Não foi identificado qualquer caso clínico entre militares e trabalhadores civis.
  3. Foi suspensa a utilização da piscina na Sede em Lisboa, não se prevendo impacto no desenrolar das actividades lectivas da Academia Militar.
  4. O Exército prosseguirá com o desenvolvimento do seu Plano de Controlo da Bactéria Legionella, com o objectivo de implementar medidas preventivas e de controlo da proliferação de Legionella nas suas Unidades, Estabelecimentos e Órgãos.

Ontem, também o Metropolitano de Lisboa detectou a bactéria da legionella em duas torneiras de instalações sanitárias utilizadas exclusivamente por trabalhadores, adiantou à Lusa a empresa, acrescentando que não se registou nenhum caso clínico em funcionários.

A detecção ocorreu na sequência das análises periódicas no âmbito do Plano de Prevenção e Controlo da Bactéria Legionella efectuado pelo Metropolitano de Lisboa para monitorizar as suas redes, sistemas e equipamentos, explicou a empresa, em comunicado.

“Das 143 análises efectuadas, foram detectadas duas situações de risco elevado em duas torneiras de instalações sanitárias para utilização exclusiva dos trabalhadores da empresa”, referiu.