Arrancam inscrições para qualificação do Cybersecurity Challenge PT

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Já arrancaram as inscrições para a fase de qualificação do Cybersecurity Challenge PT (CSCPT), que se realiza a 1 de Junho, que visa seleccionar os 10 membros da TEAM Portugal, equipa de jovens talentos portugueses que vai representar o nosso país na 9.ª edição do European CyberSecurity Challenge 2024, considerada a maior competição europeia destinada a talentos de cibersegurança.

Ao longo do mês de maio o Cybersecurity Challenge PT tem disponibilizado, na sua plataforma de treino, desafios, com vários níveis de dificuldade, destinados a jovens estudantes entre os 16 e os 25 anos, que visam capacitar todos os que pretendam inscrever-se para o Capture the Flag (CFT) de qualificação final, que vai decorrer, online, a 1 de Junho. As inscrições para a final são feitas através do formulário de registo ou no site da competição.

A TEAM Portugal vai ser anunciada a 20 de junho na sessão de encerramento da 10.ª edição da conferência anual de cibersegurança – C-DAYS 2024, que este ano se realiza em Coimbra, no Convento de São Francisco.

O Cybersecurity ChallengePT resulta de uma cooperação entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS), o Instituto Superior Técnico, a Universidade do Porto e AP2SI – Associação Portuguesa para a Promoção da Segurança da Informação. A iniciativa é apoiada pelo Centro Internet Segura (CIS).

A iniciativa, que todos os anos, conta com centenas de participantes, enquadra-se num programa de formação e treino abrangente, cujo objetivo passa por capacitar o país de recursos nas áreas de cibersegurança e segurança da informação, e com isto atrair, desde cedo, estudantes do ensino secundário e ensino superior.

Inserido no eixo Educação do programa INCoDe.2030 e no plano de ação da Estratégia Nacional de Segurança do Ciberespaço, o Cybersecurity ChallengePT pretende dotar os mais jovens das competências digitais e promover a literacia digital, em todos os ciclos de ensino e de aprendizagem ao longo da vida. Visa, ainda, identificar jovens talentos nacionais e despertar-lhes o interesse por uma carreira profissional na área da Cibersegurança.