Drones 5G transformam busca e salvamento em montanha

Notícias

Uma equipa de especialistas em conectividade móvel e drones da JET Connectivity e da Universidade de Abertay demonstrou a utilização de drones 5G voadores como uma bolha de conectividade móvel que poderá transformar as missões de busca e salvamento nas montanhas.

As demonstrações, que decorreram perto de Tarfside, em Angus, na Escócia, utilizaram a tecnologia 5G pop-up com um drone aéreo para formar uma rede 5G auto-implantável.

A busca e salvamento em montanha depende tradicionalmente de equipas que percorrem as montanhas e os vales ou da assistência de helicópteros para buscas em áreas mais vastas. Estas duas opções são demoradas – potencialmente desastrosas numa emergência – ou dispendiosas.

Os locais nas encostas e nas montanhas também sofrem frequentemente de um sinal telefónico fraco, pelo que as equipas de salvamento não podem comunicar ou partilhar informações de localização ou vídeo enquanto trabalham para salvar vidas.

A rede de drones 5G pode ser instalada em minutos numa emergência. Um ou vários drones irão procurar numa vasta área, enquanto transmitem vídeo e imagens de infravermelhos para o controlador através da rede 5G que foi criada pelos drones.

A estação base 5G da JET Connectivity numa caixa é leve e de baixa potência, pelo que pode ser transportada pelo drone e implantada remotamente no solo para cobertura fixa durante toda a missão ou mantida em voo para fornecer uma bolha móvel de conetividade.

O projecto é pioneiro do Tay5G, financiado pelo Governo escocês através do Tay Cities Region Deal.

A JET Connectivity é o principal parceiro da indústria, com o apoio da DTLX, que forneceu as aprovações e os voos dos drones, os conhecimentos de investigação da Universidade de Abertay e o apoio adicional do Centro 5G da Escócia.