O CMO Council, rede global de executivos sénior de marketing, publicou com a consultoria KPMG um relatório sobre a segurança dos dados de marketing das empresas, intitulado “Marketing & Data Security: The Unlikely Brand Building Partnership” (Marketing e segurança de dados: a improvável parceria de construção de marca).
O estudo revela que para 84% dos líderes de marketing as iniciativas de IA e machine learning representam uma ameaça crescente à segurança e que 33% das parcerias de marketing e segurança não estão a colaborar de forma eficaz.
O foco do estudo foi examinar o relacionamento entre marketing e segurança e de que forma os líderes de marketing podem preservar a reputação da marca com as crescentes preocupações com privacidade e segurança de dados.
O relatório descobriu que 79% dos CMOs acreditam que a parceria de marketing-segurança é extremamente ou muito importante para adquirir, manter e proteger dados de clientes para vantagem competitiva.
No entanto, um terço das parcerias de marketing-segurança não estão a colaborar efectivamente. E 32% das parcerias de marketing e segurança menos colaborativas comunicam apenas durante uma crise.
“Uma forte parceria de marketing e segurança preserva a reputação da marca num ambiente repleto de preocupações com privacidade, provando que um forte compromisso com a segurança também pode ajudar a construir a marca”, disse Donovan Neale-May, director executivo do CMO Council. “Por outro lado, uma parceria fraca pode levar a desastres de dados que irão corroer a reputação da marca, bem como a confiança do cliente e do funcionário.”