Estugarda e Hannover, Alemanha – Nevoeiro denso, chuva intensa, um veículo avariado após uma curva: no tráfego rodoviário, eventos repentinos como estes podem ter consequências significativas. Com o seu serviço de alerta de perigos na estrada, a Bosch fornece aos condutores informações em tempo real sobre potenciais perigos no percurso, reduzindo assim consideravelmente o risco de acidentes.
Desde Junho de 2024, o Road Hazard Service da Bosch tem sido utilizado milhões de vezes na Europa, na frota automóvel de um importante fabricante alemão. Agora, a Bosch está a levar o serviço para o segmento de veículos comerciais: a partir de Dezembro de 2024, estará também disponível em veículos da Mercedes-Benz Trucks. O próximo objectivo é expandir a implementação do serviço para carros e camiões em todo o mundo e, assim, aumentar a segurança rodoviária para o maior número possível de pessoas.
“O nosso serviço preditivo de alerta de perigos na estrada reporta condições perigosas a condutores de carros e camiões com a devida antecedência, antes que uma situação crítica possa surgir,” explica Dr. Markus Heyn, membro do conselho de administração da Bosch e presidente do sector de Mobilidade. “Nos veículos comerciais, o serviço também permite redirecionar os veículos de forma eficiente e atempada para evitar perigos que surjam de repente.”
Com o serviço de alerta de perigos na estrada da Bosch, os condutores recebem avisos em tempo real sobre eventos actuais no seu percurso. Isto inclui informações sobre acidentes, condutores em contramão, chuva ou vento fortes, veículos avariados ou visibilidade reduzida devido, por exemplo, a nevoeiro denso.
Como funciona o serviço da Bosch
As condições críticas da estrada podem ser previstas de forma precisa com base em dados anonimizados de uma frota global de clientes com vários milhões de veículos, assim como dados de fornecedores terceiros, como serviços meteorológicos ou operadores de estradas.
Os veículos da frota equipados com o serviço fornecem vários tipos de informação, incluindo a temperatura exterior local e se os limpa-para-brisas ou os faróis de nevoeiro traseiros estão activados, assim como relatórios de acidentes ou intervenções do sistema anti derrapagem ESP. Por exemplo, se alguns dos veículos da frota tiverem os limpa-para-brisas no nível máximo, o serviço também compara a informação com a de serviços meteorológicos seleccionados — como por exemplo, se está a chover ou quantos milímetros de água foram registados na estrada. Um algoritmo de fusão determina se há risco de, por exemplo, aquaplanagem, e o serviço avisa o condutor para que reduza a velocidade, se necessário.