Em todo o Reino Unido, no passado mês de Setembro, milhões de telemóveis receberam um alerta sonoro que tinha como objectivo testar o sistema nacional de alertas de emergência.
Pelas 15h, os aparelhos começaram a vibrar e emitir um som durante 10 segundos, naquele que foi o segundo ensaio deste mecanismo de segurança. O evento foi considerado um sucesso pelas autoridades.
Vários eventos desportivos e culturais tiveram de ajustar-se ao alerta. O jogo da Taça do Mundo de Rugby feminino, entre a Irlanda e a Nova Zelândia em Brighton, foi interrompido momentaneamente. No teatro, os espectadores foram aconselhados a desligar os telemóveis antes do início dos espectáculo.
No críquete, o alarme soou entre overs no terceiro jogo da série ODI entre Inglaterra e África do Sul, em Southampton, onde os adeptos foram previamente avisados através de mensagens no ecrã gigante.
Vídeos nas redes sociais mostraram o som estridente a ecoar em locais improváveis, como a silenciosa Biblioteca Britânica, em Londres. Até ao Metro de Londres os alertas chegaram.
O teste do sistema nacional de alertas de emergência do Reino Unido aconteceu no domingo, 7 de Setembro de 2025, por volta das 15h. Naquele dia, os telemóveis conectados às redes 4G e 5G emitiram um som de sirene e vibraram por cerca de 10 segundos, acompanhados de uma mensagem no ecrã a explicar que se tratava de um teste e que nenhuma acção necessária. O objectivo era verificar o funcionamento do sistema para situações de emergência reais, como desastres naturais ou ameaças graves à vida.
Telemóveis desligados ou em modo avião não recebem o alerta.









