Compta e IBM juntas no combate a incêndios

Detecção e Combate a Incêndios Notícias

Bee2FireDirection é uma ferramenta da empresa portuguesa Compta que, contando com o apoio da plataforma Watson, uma ferramenta de Inteligência Artificial da IBM, permite detectar e combater incêndios de forma mais rápida e eficaz, assim como calcular a probabilidade de incêndio, antes que o mesmo ocorra.

A Bee2FireDetection recorre à Inteligência Artificial, aos espectrómetros, a diferentes câmaras de vigilância por vídeo digital e à termografia (uma técnica que permite analisar as temperaturas à distância) para detectar incêndios florestais até 15km. Esta solução funciona 24 horas por dia, 365 dias por ano.

As imagens recolhidas são analisadas pela IBM Watson Visual Recognition através de diferentes algoritmos de leitura profunda, permitindo que o sistema detete qualquer sinal de incêndio, uma área de fumo, um aumento de temperatura ou mudança de luz, e lance o alerta praticamente em tempo real.

Este sistema pioneiro permite calcular o índice de risco de incêndio de forma eficaz, fornecendo à plataforma Watson uma série de dados meteorológicos e ambientais do local, como a humidade, a direcção do vento ou da temperatura. Esta informação é obtida através de estações meteorológicas locais e de dados provenientes da Weather Company da IBM, plataforma de previsão meteorológica. Após recolher e analisar todos os dados, a Bee2FireDirection pode apresentar uma previsão precisa sobre a probabilidade de incêndio e calcular o risco de incêndio estabelecendo um nível de alerta apropriado, para que as próprias equipas de combate estejam preparadas para intervir na altura certa.

“Durante o incêndio, o tempo de reacção é extremamente importante para poder reduzir o perigo das chamas ao máximo. Utilizando a inteligência artificial, a Bee2FireDetection permite detectar e reagir rapidamente a um incêndio. Reduzir o tempo de reacção ao fogo pode ser extremamente útil para poder controlá-lo assim que começa reduzindo o seu impacto”, explica Vasco Correia, director de Negócios Internacionais, na Compta.

Além disso, a implementação da Bee2FireDetection não requer um hardware especial, basta um sistema de monitorização de câmaras HD e computadores, elementos com os quais vários municípios, empresas e organizações já trabalham.

A inteligência artificial da IBM permite que a Bee2FireDetection seja uma ferramenta  útil em situações em que o incêndio já está activo. Aproveitando a funcionalidade do Watson e da análise de dados meteorológicos e ambientais, a Bee2FireDirection consegue estimar de que modo o fogo pode evoluir no solo, uma vez que o sistema consegue calcular a velocidade e a direcção que as chamas podem alcançar. Ter acesso a estas informações e detalhes pode auxiliar não só os bombeiros, mas também a protecção civil a planear o combate a incêndios de maneira mais eficaz.

“A Bee2FireDetection é um excelente exemplo do potencial que a inteligência artificial da IBM pode ter em diversas áreas e setores. Tornar o combate a incêndios mais eficaz é um dos exemplos de como a inteligência artificial pode ter um impacto positivo e ser um grande auxílio na tomada de decisões”, explica Gabriel Mateos, Diretor de Parceiros de Negócios da IBM em Espanha, Portugal, Grécia e Israel.

Os primeiros projectos pilotos da Bee2FireDetection foram desenvolvidos em diferentes países da Europa e da América Latina, estando neste momento disponível em todo o mundo. O objectivo desta ferramenta passa por ser uma solução credível contra incêndios, especialmente em áreas florestais mais comuns, como a Califórnia, Espanha ou Portugal.