Recomeços certos

Notícias Opinião

Recomece quando for necessário, afinal de contas, recomeçar é a chance que temos para acertar e sermos mais felizes. Aproveite a oportunidade que a vida lhe dá!

Por Dra.Glaucia Freitas, psicóloga e coach

Nem sempre tudo sairá como planeámos ou desejámos. Amizades acabam; amores eternos esfriam; aquela relação que tinha a certeza que era para sempre, termina. Porém, o grande amor está por vir, – aquele não era o seu grande amor. A relação é tóxica, já não é saudável e as pessoas acomodam-se, negam para não terem de recomeçar.

No trabalho, onde pensava ficar até se reformar, em determinado momento acaba por ser demitido ou pede demissão. Na verdade, não era mais o que queria. No fundo, não estava feliz e não aguentava mais. Foi libertador, não foi?

Quantas vezes, de facto, as coisas não acontecem como esperado? Mas fica a sensação de culpa e vem aquele pensamento do “não posso falhar nas minhas escolhas”, “vai passar, vai melhorar, tem que dar certo”. Não se prenda ao que não deu certo. Pense em ser dono do seu destino e fazer uma nova história!

Esse é um ano de muitas expectativas, e muitos de nós estamos à espera que tudo possa voltar à normalidade. Se há algo que possamos ter aprendido com a Covid-19 é que, de facto, criar muitas expectativas gera ansiedade e grande parte das vezes frustração. É claro que quando criamos uma expectativa, criamos uma imagem, uma projecção do que esperamos, mas o mundo real é muito mais caótico do que nossa imaginação, e 2020 provou-nos isso. Então, em vez de gerar grandes expectativas, vamos encarar 2021 como mais um ano, como qualquer outro, onde precisamos continuar a aperender e evoluir.

Recomeçamos quando chegamos no nosso limite, quando não temos mais paciência, estamos desanimados, desmotivados, até quando ficamos doentes. Sim, a doença é sinal de que precisa de atenção, amor, afecto. O corpo fala e você não ouve. A vida começa a sinalizar que é hora de mudar e recomeçar.

Essa fase é desafiadora e transformou muitas coisas. Apresentou-nos uma pandemia inesperada, até certo ponto, onde tivemos que repensar a forma de trabalhar, de ajudar outras pessoas, do nosso papel no mundo e da nossa realidade diante de um vírus. Transformadora porque deixou claro que problemas irão repetir-se se não pensarmos na forma como nos relacionamos entre nós humanos, e também entre o meio ambiente e os animais.

O recomeço proporciona-nos uma nova chance para refazer, reaprender, re-amar, começar de novo e com um novo olhar. Sendo assim, trace metas, faça planos, sonhe (não importa o tamanho do sonho), ame mais, reveja algumas atitudes e posturas, desapegue do que não é relevante, recicle, pense em algo que sempre quis fazer e ainda não fez. Agora é a hora!

Podemos permitir-nos arriscar, errar, aprender, voltar atrás e recomeçar quantas vezes desejarmos. O fim também significa o início de algo que está por acontecer e pode ser muito melhor se conseguir desapegar-se. É preciso dar espaço para coisas novas entrarem na nossa vida!

Recomeço certo!

Dra. Glaucia Freitas 

Membro Efectivo da Ordem dos Psicólogos

Cédula Profissional n• 22648

https://www.psicologiaecoaching.pt/glauciafreitas.html

https://www.linkedin.com/in/glaucia-rocha-freitas-7396973a/

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.