Tecnologia domina tendências de segurança física de 2022

Notícias

As indústrias tecnológicas têm permitido e beneficiado da digitalização durante a maior parte dos últimos 50 anos. E, como revela o último relatório da Omdia sobre tendências de segurança física para 2022, a tecnologia está agora a ter um impacto significativo na indústria da segurança

Compreender as oportunidades e impactos das tecnologias transformadoras hoje em dia significa poder ver como o ritmo do seu desenvolvimento tem acelerado.

Embora a IA, IoT, Computer Vision e a Cloud não sejam realmente novas tecnologias, estão a juntar-se formas novas e poderosas e a mudar fundamentalmente os negócios, alimentando a inovação, perturbando as indústrias, e criando tanto ameaças como oportunidades para todos.

A Omdia identificou as seguintes sete tendências a que deve prestar atenção em 2022:

Novos anúncios AI SoC
A Omdia espera que vários novos desenvolvimentos do System on a Chip (SoC) e anúncios de produtos venham em 2022, apoiando a IA de ponta e permitindo um maior poder de processamento de dados na câmara. A tecnologia SoC também permite uma análise de vídeo mais precisa, uma redução da largura de banda necessária e aumenta a escalabilidade.

O armazenamento distribuído ganha cada vez mais popularidade
A Omdia acredita que a câmara de vigilância está a tornar-se rapidamente o sensor visual mais importante na tendência crescente das cidades inteligentes. À medida que são utilizadas câmaras de maior resolução e aplicações de vídeo mais inteligentes, é necessário um armazenamento distribuído para lidar com as crescentes cargas de dados. O armazenamento distribuído pode dividir os dados em múltiplos servidores físicos que se comportam como um sistema de armazenamento, e estão frequentemente dispersos geograficamente.

Aumento do valor atribuído ao software
O mercado de software continuará a crescer mais rapidamente do que o mercado de equipamento em 2022 e depois dessa data, acreditam os analistas da Omdia. À medida que a IA se desenvolve e a arquitectura baseada na nuvem se torna mais prevalecente, as plataformas de segurança que integram tanto software como hardware ganharão popularidade. Tanto os fornecedores dentro como fora da China continuarão a investir em algoritmos de IA, sendo o potencial muito maior do que o do mercado analítico mais antigo.

Estratificação de produtos de equipamento de controlo de acesso
Um afastamento do espaço de trabalho tradicional dos escritórios está a ter um efeito profundo no mercado do controlo de acesso. Consequentemente, o equipamento está a ser utilizado para aplicações mais diversas, tais como ter uma importância crescente nos mercados dos cuidados de saúde, serviços públicos e infra-estruturas. Para além disso, as fechaduras “inteligentes” no mercado residencial estão a ser colocados para além da procura de aplicações de escritório do sector privado – anteriormente a base do sector de controlo de acesso.

As linhas de desfocagem entre a Segurança e o integrador de TI
Tanto os integradores de segurança como os de TI começam a perceber o potencial de poder oferecer aos clientes soluções altamente personalizadas que englobam a integração de TI, segurança e gestão de edifícios. Os factores por detrás disto incluem a capacidade de fornecer soluções personalizadas via análise e IA aos clientes, a aceleração dos utilizadores finais identificando tecnologias de gestão de edifícios para servir necessidades emergentes, e a crescente consciencialização da segurança a nível da sala de administração.

Hiperescaladores na sala de controlo
A alimentação de dados em salas de controlo tem crescido significativamente nos últimos anos, o que levou à adopção de serviços baseados na nuvem para apoiar no tratamento dos dados. Hiperescaladores, tais como o Azure da Microsoft e a Nuvem do Google, começarão assim a tornar-se cada vez mais parte do mercado de salas de segurança e controlo público, devido à sua capacidade de oferecer soluções de Infra-estrutura como Serviço (IaaS).

A ascensão dos dispositivos híbridos LTE/LMR para Comunicações de Missão Crítica
Tecnologias celulares como a Long Term Evolution (LTE) e o advento da 5G darão poder às redes tradicionais de Rádio Móvel Terrestre (LMR) e melhoram-nas com capacidades de banda larga que suportam grandes velocidades e alta segurança. A Omdia espera que 2022 seja o ano em que os dispositivos híbridos LTE/LMR estarão disponíveis, que a procura dos clientes ajudará a impulsionar.

A partir de 2021, a Omdia é positiva nas perspectivas para 2022. O optimismo em torno de novas evoluções de tecnologias transformadoras, mercado e capacidades tecnológicas conduzirão continuamente à inovação.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.