Centro de operações aéreas da NATO aposta em sistema moderno de gestão de comunicações digitais

Notícias

A Indra vai equipar o Centro de Operações Aéreas Combinadas (CAOC) da NATO em Uedem, Alemanha, com um sistema de gestão de comunicações de voz digital (VCS) de última geração, que reforçará a capacidade da Aliança para coordenar missões de policiamento aéreo que protegem o céu da europa a norte dos Alpes.

A empresa assinou com o Gabinete Federal Alemão para o Equipamento, Tecnologias de Informação e Apoio em Serviço das Forças Armadas (BAAINBw) um contrato de fornecimento e apoio de garantia financiado ao abrigo do programa de investimento em segurança da NATO (NSIP).

As operações aéreas da NATO no centro e norte da Europa, incluindo missões nos Estados Bálticos, são geridas a partir destas instalações.

Os sistemas de comunicação de voz facilitarão a direcção e controlo das operações aéreas no centro da NATO na Alemanha, bem como a coordenação com outros centros nacionais de comando e controlo aéreo nos países aliados.

Com base na Voz sobre IP (VoIP), a solução é concebida para recuperar de qualquer falha ou ataque a qualquer um dos seus nós, garantindo a operacionalidade do centro em qualquer altura.

Também cumpre as normas EUROCAE e os requisitos de segurança da NATO para a gestão de ambientes seguros em que convergem informações classificadas e não classificadas (vermelho/preto) e são tratadas de forma diferenciada, o que coloca esta tecnologia no estado da arte.

O novo sistema de comunicações digitais é a evolução da solução da Indra que está actualmente em funcionamento em centros de comando e controlo aéreo em diferentes países, incluindo o Comando Aéreo de Combate da Força Aérea Espanhola.

O centro também coordena grandes exercícios de treino aéreo no centro e norte da Europa.

Se gosta desta notícia, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine.