Cibersegurança: Águas do Norte integra rede nacional CSIRT

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Águas do Norte passou a integrar, desde o início deste mês, a rede nacional CSIRT. São agora 55 as empresas e entidades, públicas e privadas, a integrar a o Computer Security Incident Response Team.

A rede nacional CSIRT tem como objectivos estabelecer laços de confiança entre elementos responsáveis pela segurança informática de forma a criar um ambiente de cooperação e assistência mútua no tratamento de incidentes e partilha de boas práticas de segurança; criar indicadores e informação estatística nacional sobre incidentes de segurança com vista a melhor identificação de contra-medidas pró-activas e reactivas; criar intrumentos necessários à prevenção e resposta rápida num cenário de incidente de grande dimensão e promover uma cultura de segurança em Portugal.

Recorde-se que a Águas do Norte desenvolveu um projecto focado na protecção da sua rede e infra-estrutura, tendo como objectivo garantir a continuidade dos serviços prestados no sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento de águas residuais do Norte do país.

O projecto Water Cyber Security Plan visa identificar,proteger, responder e recuperar o eco-sistema da Águas do Norte através da criação de um centro de operações de segurança com base em plataformas de gestão de incidentes e inteligência cibernética artificial.

A Águas do Norte, S.A. agrega as empresas Águas do Douro e Paiva, S.A., Águas do Noroeste, S.A., Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, S.A. e SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A., integradas no Grupo Águas de Portugal. Em sequência, foi-lhe atribuída, pelo Estado Português, em regime de exclusivo, a concessão da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, pelo prazo de trinta anos.

A 1 de fevereiro de 2017 o Decreto-Lei n.º 16/2017 cria o sistema multimunicipal de abastecimento de água do sul do Grande Porto e o sistema multimunicipal de saneamento do Grande Porto, ambos por cisão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, e as respetivas entidades gestoras, respectivamente, Águas do Douro e Paiva, S.A. e SIMDOURO – Saneamento do Grande Porto, S.A. Atualmente, a Águas do Norte é a entidade gestora do sistema multimunicipal em “alta” responsável pela captação, tratamento e abastecimento de água para consumo público, pela recolha, tratamento e rejeição de efluentes domésticos, urbanos e industriais e de efluentes provenientes de fossas séticas.

A Águas do Norte assume também a exploração e gestão do sistema de águas da região do Noroeste, em resultado da celebração de uma Parceria entre o Estado (Administração Central) e 8 Municípios (Administração Local), que concretiza um processo de verticalização que reuniu, numa única entidade gestora, os serviços de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em “alta” (prestados aos Municípios) e em “baixa” (prestados aos utilizadores finais, os munícipes), de forma regular, contínua e eficiente.