ICRO DIGITAL lança NEURON em Portugal

Notícias Produtos

A empresa brasileira ICRO DIGITAL, uma startup do ICRO Group incubada na Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-Minas Gerais), Brasil, acaba de apresentar em Portugal a plataforma tecnológica Neuron, uma ferramenta de produtividade industrial que “torna as máquinas capazes de actuar autonomamente na prevenção das suas próprias falhas, impedindo que estas ocorram”.

Segundo a empresa, este produto “não tem concorrência no mercado e funciona como um cérebro artificial, habilitando máquinas e equipamentos industriais a operar autonomamente na prevenção de falhas, na solicitação de peças e serviços de manutenção, reduzindo com isso o tempo de inactividade e aumentando a produtividade da máquina ou equipamento industrial em questão”.

“Algoritmos inteligentes são as ferramentas mais avançadas para processamento de dados e são utilizados nos campos da matemática, electrónica e cibernética. Os algoritmos permitem que os computadores processem dados com uma taxa mais rápida e maior precisão, e também são usados na inteligência artificial, onde os computadores aprendem e tomam decisões por conta própria”, explica o Director de Estratégias e Inovação do ICRO Group, Armando Marsarioli Filho.

A Neuron combina tecnologias de última geração, como blockchain, Internet das Coisas Industrial, Machine Learning, entre outras, para garantir até 30% de redução no tempo de inactividade para manutenção, reduzir stocks de peças e de consumíveis até 40%, aumentar a disponibilidade de activos industriais até cinco pontos percentuais e prevenir acidentes ambientais, associados a falhas de equipamentos de protecção.

“Com estas ferramentas conseguimos inserir nas máquinas de todos os segmentos industriais, independentemente de sua idade, a capacidade de tomar decisões de acordo com suas necessidades. As máquinas sabem qual o melhor momento para uma paragem de manutenção, quais as peças que devem ser substituídas e quais os procedimentos necessários para essa intervenção. Sabem, inclusive, quem são os profissionais habilitados para todos os procedimentos – e tudo isto sem intermediação humana”, afirma.

A plataforma tecnológica Neuron da ICRO recorre a sensores de última geração, técnicas preditivas e machine learning para prevenir quebras e comunicar directamente com a manutenção, produção, stock de peças e fornecedores, garantindo toda a segurança e confidencialidade das informações partilhadas.

Se quer ler notícias como esta, subscreva gratuitamente a newsletter da Security Magazine..