Cibersegurança e InfoSec

Equipa da FCUP vence competição nacional na área de cibersegurança

603

A Bsides Lisbon’25 premiou quatro estudantes que integram a xSTF, pelo seu desempenho num conjunto de desafios que testam o conhecimento e raciocínio lógico. Kevin Pucci, Diogo Teixeira, Martim Ribeiro e Tomás Vicente venceram o 1º lugar da competição CTF da Bsides Lisbon’25.

A equipa que integra o xSTF (Extreme Security Task Force), núcleo criado há dez anos no Departamento de Ciência de Computadores da FCUP para participações em concursos nacionais e internacionais, destacou-se no concurso de CTFs (Capture the Flag), um conjunto de desafios que testam o conhecimento e raciocínio lógico de cada hacker/profissional de cibersegurança.

A xSTF (Extreme Security Task Force) foi criada em 2015 no Departamento de Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências, com o apoio dos professores Luís Filipe Antunes e Manuel Eduardo Correia. Tem funcionado em paralelo com o Mestrado em Segurança Informática como actividade extracurricular.

A equipa é constituída por estudantes de licenciatura e diversos mestrados do DCC. Para além de investigar falhas de segurança, realizar workshops e sessões de formação na Universidade, este núcleo da FCUP participa em competições regularmente.

Notícias relacionadas