Fidelidade avança com ferramentas de blockchain

Lazer e Desporto Notícias Seguros




A Aliança Portuguesa de Blockchain anunciou que já foram seleccionadas as equipas que vão passar à próxima fase do Blockchain Fidelidade Insurance Challenge, desafio promovido pela Fidelidade na área de seguros.

Em resposta ao desafio apresentado pela Fidelidade focado na possibilidade de serem comercializados seguros para eventos desportivos (one-time insurances), as equipas qualificadas para a segunda fase do Blockchain Fidelidade Insurance Challenge propuseram soluções inovadoras baseadas em características como a acreditação e identificação clara das partes envolvidas, a segurança e a privacidade das transacções ou a eficiência de recursos.

“As potencialidades evidenciadas nas propostas apresentadas revelam o que há muito se espera”, diz Rui Serapicos, da Aliança Portuguesa de Blockchain. “O sector dos seguros será um dos que mais rapidamente poderão beneficiar do uso da tecnologia blockchain e a Fidelidade está a apostar desde cedo neste paradigma” Rui Serapicos salienta ainda que “as equipas apresentaram soluções que vão ao encontro do que foi proposto pela Fidelidade e acreditamos que muito em breve poderemos ver soluções como estas no mercado nacional”.

O Blockchain Fidelidade Insurance Challenge tem como base dois desafios relativos a seguros. O primeiro tem a ver com seguros para um evento desportivo único (one-time insurance). Com a crescente oferta e acessibilidade a eventos desportivos, acompanhada de uma motivação generalizada pela sua prática pela população em geral, cria-se uma oportunidade relevante para um posicionamento inovador por parte das seguradoras, disponíveis a cobrir os riscos de acidentes dos participantes.

O outro desafio deste challenge está relacionado com seguros paramétricos, onde, no contexto actual, existe um conjunto de parâmetros que nos rodeiam e cujos eventos que despoletam são também reconhecidos de forma unívoca pelas várias partes. Pretende-se neste desafio a criação de um modelo de seguro paramétrico, aproveitando a capacidade de monitorizar risco online com base em parâmetros e no reconhecimento em blockchain de eventos despoletados.

Deixe um comentário