Dachser conquista novo certificado SQAS na Península Ibérica

Notícias Supply Chain Transportes

O operador logístico Dachser  acaba de conquistar a segunda acreditação SQAS – Safety and Quality Assessment System na Península Ibérica, que certifica o cumprimento dos mais elevados padrões de qualidade em matéria de saúde, segurança, meio ambiente e, ainda, responsabilidade social corporativa, por parte dos fabricantes e distribuidores do sector químico.

Depois de obter o primeiro certificado, em 2016, pelos serviços de transporte na filial de Barcelona Norte – uma das principais portas de entrada e saída de mercadorias do sector químico para a rede europeia da Dachser – é, agora, a vez da filial de Valência conquistar a distinção.

Ainda que, até ao momento, apenas estas duas filiais cumpram os requisitos necessários para a certificação, a Dachser prevê aumentar, a curto e médio prazo, o número de filiais acreditadas pelo certificado SQAS na Península Ibérica.

“O SQAS é o termómetro que mede o nosso compromisso e exigência na solução e criação de valor para o setor químico”, explica Xavier Almenar, branch manager Valencia & Castellón. “O desafio é continuarmos a evoluir de mãos dadas com o setor químico, através da nossa solução especializada – Dachser Chem-Logistics –, que nos permite combinar os mesmos standards de qualidade e segurança na distribuição a nível europeu, fornecendo a tecnologia, os sistemas de informação e a capilaridade da distribuição convencional”, remata.

A Dachser conta, igualmente, com 197 conselheiros de segurança acreditados na gestão logística de mercadorias perigosas, distribuídos por toda a rede europeia, composta por 353 centros logísticos próprios, e que se encontram permanentemente disponíveis para prestar aconselhamento a clientes. Refira-se que a acreditação SQAS é o resultado do esforço coletivo das empresas do setor químico – representadas pela organização europeia CEFIC (European Chemical Industry Council) – de dispor de um processo transparente de controlo da excelência dos seus fornecedores de serviços logísticos.

Menos emissões de CO2 através de nova ferramenta de cálculo

A segunda acreditação SQAS integra um dos pilares estratégicos da Dachser no que diz respeito à melhoria contínua dos seus procedimentos e serviços. A este nível, refira-se que a multinacional se encontra, atualmente, a alterar o sistema de gestão de qualidade ISO 14001:2004 para o novo ISO 14001:2015, tendo as suas próprias políticas ambientais e de qualidade. Além disso, é importante destacar que a Dachser conta, desde 2013, com uma nova metodologia para o cálculo das emissões de CO2 para a atmosfera – com base nas diretrizes da Norma UNE EN ISO 14064 – que permite contabilizar as emissões das filiais e as originadas pelo transporte. Desde o ano da sua implementação, os clientes interessados podem, também, conhecer o seu impacto ambiental, através do cálculo das emissões totais procedentes das expedições que realizaram no último ano.

A Dachser é um dos maiores grupos privados do mundo na área da logística e transporte de mercadorias, empregando cerca de 29.100 trabalhadores em 396 filiais em 44 países. A multinacional alemã está presente no mercado ibérico através das linhas de negócio Dachser European Logistics – dedicadas ao transporte terrestre e serviços logísticos integrais – e da Dachser Air & Sea Logistics (ASL), que é responsável pelos transportes aéreo e marítimo, oferecendo, ainda, todos os serviços de valor acrescentado inerentes a estas áreas de negócio.