Universidade do Minho abre curso de Protecção Civil

Estado Notícias

A Universidade do Minho abre em Setembro a licenciatura em Protecção Civil e Gestão do Território. A oferta da instituição inclui 57 cursos de licenciatura e mestrado integrado, contando no próximo ano lectivo com 2915 vagas. Os interessados podem cadidatar-se atraves do concurso nacional de acesso ao ensino superior a partir de dia 18.

Importa referir que a licenciatura em Protecção Civil e Gestão do Território é a primeira do género no ensino superior público em Portugal. Como aponta a “Lusa”, nasce dos contributos das ciências sociais, engenharia, ciências, direito, educação, enfermagem e psicologia.

O curso tem duração de três anos e aposta num reforço da componente prática, relacionada com tecnologias de informação geográfica e projectos de protecção civil com incidência territorial, “num apelo ao espírito crítico e de análise, motores de capacidade de planeamento e gestão em situações de crise ou emergência”.

Dentro de três anos, os futuros licenciados poderão exercer funções na administração pública, Forças Armadas, forças de segurança, serviços de saúde, entre outros serviços e empresas. O curso conta com 30 vagas, funcionará no campus de Azurém, Guimarães, e será coordenado por António Bento Gonçalves, professor do Instituto de Ciências Sociais da instituição.