APSEI promove workshop sobre redução de riscos em incêndios

Detecção e Combate a Incêndios Notícias
Os incêndios deste Verão em território nacional  e no estrangeiro, bem como os trágicos acontecimentos de 2017, evidenciam o problema dos incêndios florestais na interface urbano e florestal, aponta a Asociação Portuguesa de Segurança.

Atenta a esta questão, a APSEI promove o workshop “Redução dos riscos nos incêndios na interface urbanoflorestal”, na Proteger 2018 – 6.ª Conferência de Segurança, a ter lugar no Altice Arena – Sala Tejo, de 13 a 15 de Novembro.

A organização do workshop, marcado para dia 15 de Novembro, entre as 13h30 e as 18h, está a cargo da National Fire Protection Association (NFPA), a maior associação mundial na área da prevenção e segurança, e será ministrado por Michele Steinberg, responsável pela divisão de operações de incêndio florestal e gestora do Programa Firewise Communities da NFPA.

Criado exclusivamente para os participantes da conferência Proteger 2018, está limitado a um número reduzido de participantes, permitindo uma maior interação entre formandos e a formadora.

Projectistas de segurança contra incêndio, bombeiros e responsáveis de protecção civil das autarquias são exemplo do público-alvo deste workshop, que permitirá o registo na plataforma SIGO, à semelhança dos restantes workshops da Proteger 2018.

Cada vez mais os incêndios tendem a coexistir, com uma severidade e frequência cada vez maiores, com a presença humana em aglomerados urbanos.

Nos Estados Unidos da América há muito que este problema foi identificado, tendo sido lançado um programa nacional de investigação (www.firewise.org) e diversos programas de sensibilização das populações.

A NFPA tem liderado estes programas nos EUA e vem a Portugal partilhar esta experiência com os profissionais da proteção civil e outros que queiram participar neste Workshop, que terá uma vertente prática.