Brexit: relatório alerta para riscos de segurança

Notícias Sectores Transportes

O Conselho Internacional de Aeroportos alertou, este mês, a Comissão Europeia sobre o risco de segurança decorrente da ausência de acordo sobre o brexit.
Segundo o documento, citado pela Sky News, se a 29 de Março do próximo ano não existir acordo que estabeleça os parâmetros da nova relação entre britânicos e a União Europeia, o dia seguinte será “de caos”.
O alerta é dado nomeadamente ao nível dos aeroportos e dos riscos de segurança que tal situação acarretará.
Como aponta, caso não exista acordo, pelo menos seis milhões de passageiros de voos com origem no Reino Unido para os outros países do continente terão de ser sujeitos a controlos suplementares de segurança, por exemplo.
Schiphol (Amesterdão), Frankfurt, Munique, Madrid, Barcelona, Keflavik (Reiquejavique), Bruxelas e Zurique são dados como os aeroportos mais atingidos. O relatório indica ainda que existem aeroportos que teriam de ser submetidos a significativas e dispendiosas mudanças ao nível dos seus terminais, como é o caso do de Amesterdão, cujos custos poderiam chegar aos 100 milhões de euros.
Além disso, é sublinhada a necessidade de mais equipamentos de segurança, novos checkpoints de segurança, mais seguranças e staff. Só o recrutamento e formação teriam um impacto temporal de seis a nove meses.
O mesmo conselho pediu à Comissão Europeia que o Reino Unido possa, em qualquer dos cenários (com ou sem acordo), continuar a fazer parte do one stop security – um controlo de segurança único. Este programa permite que os passageiros em trânsito só têm de passar com as suas bagagens uma única vez pelos controlos de segurança.