Outubro é o mês da cibersegurança

Cibersegurança e InfoSec Notícias
É durante o mês de Outubro que se comemora European Cyber Security Month (ECSM). Este é o sexto ano consecutivo que centenas de eventos e actividades têm lugar em 28 países europeus.

“Cibersecurity is a shared responsability” é o mote da iniciativa deste ano, o qual “visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço”, indica o Centro Nacional de Cibersegurança. A iniciativa pretende sensibilizar cidadãos e empresas para comportaentos que devem ter no que respeita à segurança online. O objectivo: prevenir ameaças no ciberespaço.

A iniciativa é organizada em parceria com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação e a Comissão Europeia e conta com a participação de outros parceiros, nomeadamente, autoridades locais, governos, instituições de ensino, ONG e associações profissionais.

São mais de 300 as actividades que vão acontecer pela durante o Mês Europeu da Cibersegurança, tais como, conferências, workshops e campanhas Online.

Em termos de temas abordados à semana importa salientar a “Ciberhigiene básica”, um tema que pretende ajudar o público a estabelecer e manter rotinas diárias, verificações e comportamentos gerais necessários para se manter seguro. Na segunda semana do mês será abordado o tema “Desenvolve a educação e competências digitais”. Por fim, na terceira e quarta semana, serão abordados os temas “Reconhecer esquemas de fraude” e “Tecnologias emergentes e privacidade”, respectivamente.

Em Portugal, o kick off será dado no próximo dia 1 de Outubro, nas instalações do Centro Nacional de Cibersegurança, em Lisboa, com uma mesa redonda sobre ciberhigiene.