CNCS marca arranque do ECSM com conferência sobre ciberhigiene

Cibersegurança e InfoSec Notícias

Pelo sexto ano consecutivo é comemorado o European Cyber Security Month (ECSM). Centenas de eventos e actividades decorrem em 28 países europeus. Em Portugal, o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) marcou o arranque com a conferência sobre Ciberhigiene, na qual a Security Magazine marcou presença.

Pedro Mendonça, investigador, lançou para o debate conceitos como a confiança ingénua, relacionada com o deslumbramento com a tecnologia e a aceitação sem questionamentos; a desresponsabilização, relacionada com a externalização de competências; a socialização ingénua, relacionada com o uso da tecnologia para socialização mas com utilização de regras diferentes; e a naturalização do interface.

O investigador alertou para a necessidade de desolcultar e preocupar no que às questões do online diz respeito, ou seja, a necessidade de mostrar que existem microrganismos que não vemos e de criar algum receio nos utilizadores. “Será que ainda somos medievais em relação à cibersegurança?”, questionou Pedro Mendonça.

Pedro Machado, data protection officer da Ageas Portugal, centrou a sua apresentação na temática dos hábitos e boas práticas da ciberhigiene do ponto de vista técnico. Segundo apontou, há matérias onde, no imediato, não queremos investir e onde o investimento é simples e barato. Tal desinvestimento levará a que futuramente paguemos um preço muito mais alto.

O responsável salientou que, por vezes, pelo desonhecimento da perda dificilmente conseguimos convencer alguém das questões relacionadas com a segurança. “A maior parte das organizações não sabe o que possui”, disse.

Consciente de que “todos temos telhados de vidro”, Pedro Machado deixa o alerta para a necessidade da actualização do hardware; limitação, sempre que possível, dos processos de instalação de software;  actualização de backups de dados e a desinstalação de apps não utilizadas.

Responsabilidade Partilhada

“Cibersecurity is a shared responsability” é o mote para a iniciativa deste ano, que visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço. Neste sentido, esta acção tem como objectivo sensibilizar não só os cidadãos, mas também as empresas para os comportamentos que devem ter no que respeita à segurança online, de forma a prevenir eventuais ameaças no ciberespaço.

Esta iniciativa é organizada, em parceria, com a Agência Europeia para a Segurança das Redes e Informação (ENISA) e a Comissão Europeia e conta com a participação de mais de parceiros, tais como, autoridades locais, governos, universidades, ONG’s, associações profissionais, entre outras, por toda a Europa.