Compta realizou evento sobre segurança de TI no contexto da indústria 4.0

Cibersegurança e InfoSec Notícias

A Compta realizou, no passado dia 19 de Setembro, um evento focado na segurança de TI no contexto da indústria 4.0. A iniciativa contou com a participação da  Check Point, Fortinet, Gemalto, Sealpath, Secupi e Symantec.

Durante o evento, a Compta apresentou a sua unidade de negócio focada na segurança, a qual conta com 1500 adjudicações de segurança desde 2008, mais de 15 colaboradores dedicados, mais de 20 parcerias e uma abordagem com base em pessoas, processos e tecnologia. António Esteves, business development da empresa, abordou os desafios da indústria 4.0, nomeadamente o surgimento de sistemas ciberfísicos (ligados em rede, objectos, processos descentralizados,  informação, capacidade de processamento local ou remoto, em nuvem ou virtualizados).

De acordo com a Sealpath, 48% da perda actual e dados confidenciais resulta de ataques maliciosos. Como apontou, actualmente os dados navegam por todo o lado, sem qualquer controlo. Hoje os grandes desafios são a visibilidade, controlo, resposta rápida e o comportamento do utilizador. Neste cenário, a encriptação de dados e documentos é uma das medidas a ter em consideração.

Actualmente o perímetro de segurança já não é suficiente. A Gemalto sugeriu uma mudança de paradigma no que toca à definição de um perimetro no mundo digital, sendo que os dados são o novo perímetro. Além disso, a empresa sublinhou a importância da encriptação de dados e aplicações.

O evento contou ainda com a participação da Fortinet, Secupi, Check Point e Symantec.