NEC Corporation acelera expansão global

Controlo de Acessos Notícias

A NEC Corporation anunciou um investimento na Tascent, Inc., empresa de sistemas biométricos sediada nos EUA, com o objectivo de acelerar a expansão global dos seus negócios de segurança. O valor do investimento não foi divulgado.

Recentemente, a procura de identificação biométrica multimodal para reforçar ainda mais a segurança está a crescer rapidamente. Neste contexto, é esperado que o mercado de identificação pela íris venha a ter um crescimento significativo, aponta a NEC em comunicado.

A empresa desenvolve tecnologias de identificação biométrica há mais de 40 anos, tendo a tecnologia de biometria Bio-Idiom da NEC sido já introduzida em mais de 700 sistemas instalados em 70 países e regiões de todo o mundo.

Adicionalmente, no início deste ano, o reconhecimento de íris da NEC foi considerado o mais preciso do mundo pelo Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia dos EUA (NIST), que recentemente também considerou as tecnologias de reconhecimento facial e de impressões digitais da NEC como as mais precisas.

Fundada em 2015, a Tascent fornece sistemas de identificação biométrica multimodal, dando um particular destaque à modalidade de íris. As tecnologias da empresa incluem tecnologia de controlo óptico para capturar remotamente uma imagem de íris precisa e de elevada qualidade em alta velocidade e umantecnologia de interface de utilizador (IU) que orienta os utilizadores no suporte da captura de informações biométricas precisas.

As tecnologias da Tascent estão incorporadas em sistemas de segurança amplamente utilizados em aeroportos, entidades governamentais e empresas de todo o mundo.

Este investimento e parceria irão permitir que as duas empresas melhorem em conjunto a capacidade de reconhecimento da íris, usando as tecnologias de controlo óptico e IU da Tascent e os avançados motores biométricos da NEC, e irão criar uma oferta de autenticação por íris de última geração para o mercado da segurança pública.

No Plano de Gestão a Médio Prazo 2020 da NEC, a empresa posiciona o seu negócio de segurança como um motor para o crescimento global e está concentrada no desenvolvimento desse negócio,
afirmou Masakazu Yamashina, Vice-presidente executivo da NEC Corporation.

Em termos de evolução futura, a NEC procura expandir o seu negócio de soluções sociais e aumentar a sua rentabilidade pela aquisição de novos clientes e novos modelos de negócio e pelo aumento dos seus recursos tecnológicos e de implementação, através de colaborações e fusões ou aquisições, enquanto desenvolve as suas próprias tecnologias e soluções.