Carmo Wood reforça segurança após incêndio de 2017

Física Fogo Notícias

Após os incêndios de 2017, que destruíram por completo os cinco pavilhões industriais da Carmo Wood, em Oliveira de Frades, a empresa inaugurou recentemente as suas novas instalações. O reforço da segurança foi uma das grandes preocupações para a sua maior e mais moderna unidade de produção.

As renascidas instalações contam com um sistema de combate a incêndios próprio, desenvolvido em conjunto com os bombeiros locais. Ao “Dinheiro Vivo”, Jorge Milne e Carmo, presidente do grupo Carmo Wood, explica que o novo sistema contempla um investimento de 200.000 euros e visou a integração de 12 depósitos de água com capacidade para 12.000 litros cada, distribuídos pelas instalações.

Já o depósito central, com 120.000 litros, serve uma rede subterrânea de canalização resistente a altas temperaturas, com bomba a combustão de alta potência e pressão, a qual abastece diversas bocas-de-incêndio.

De acordo com a mesma fonte, a Carmo Wood adquiriu a uma empresa espanhola um produto retardador de fogo para misturar na água. A empresa é, segundo avançou à comunicação social, a primeira empresa em Portugal a adquirir o produto retardante e também para combate directo ao fogo, o Firelimit FL-02. Simultaneamente, a empresa conta com um autotanque em permanente alerta.

Para além destes investimentos, formou os seus colaboradores, constituindo equipas próprias para eventuais intervenções. No fundo, a companhia conta agora com seis trabalhadores treinados para o efeito pela protecção civil, os quais estarão em contacto directo com os bombeiros, no sentido de coordenarem a sua acção com os alertas que possam surgir.

A somar a estes investimentos, a Carmo Wood apostou na aquisição de dois camiões tanque para as fábricas de Pegões e Oliveira de Frades.

Com 40 anos de actividade, a Carmo Wood é uma referência mundial em madeiras, dedicando-se à produção de parques infantis, vedações, mobiliário urbano e de jardim, entre outros. Actualmente, a empresa conta com quatro unidades de produção em Portugal – duas em Oliveira de Frades, uma em Almeirim e outra em Pegões. A empresa está ainda presente com filiais do grupo em Espanha e Fraça e tem capacidade para distribuir para praticamente todo o mundo.